A indicação do Estádio Pinheirão como a sede do Paraná na Copa do Mundo de 2014 foi aprovada pela população de Curitiba. É isto que revela uma pesquisa feita na capital a pedido do jornal Gazeta do Povo pela Paraná Pesquisas. De acordo com o levantamento, a indicação do governo estadual para que a praça esportiva da Federação Paranaense de Futebol (FPF) receba os jogos do torneio caso o Mundial seja realizado no Brasil e tenha como uma das sedes o Paraná foi endossada por 52,3% dos entrevistados.
Mesmo com todos os problemas constatados no terreno do Pinheirão e a dívida de cerca de R$ 20 milhões que terá de ser paga para se começar a construir na área, o local é o preferido do torcedor. Espaçoso, grande, amplo, entre outros adjetivos, lideram a lista de apontamentos favoráveis ao novo empreendimento com 17,6%.
A vantagem do novo Pinheirão comparado com outra opção é grande. Afinal, dos 32,5% dos entrevistados que discordam da escolha do governo estadual, apenas metade apóia a candidatura da Arena. O restante se divide, em parcelas ainda menores, entre difíceis soluções para a questão: Couto Pereira e Vila Capanema.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 19 de abril. No total, foram entrevistados 465 habitantes da capital. A amostra garante um grau de confiança de 95%. O que não significa a opinião geral seria mesmo a melhor opção.
Por exemplo: mesmo com uma suposta facilidade para captação de recursos privados em virtude da Copa do Mundo, o curitibano prefere o método habitual para que o estádio seja construído/reformado, a utilização do dinheiro público. Essa é a opinião de 37,6% dos entrevistados.
E a sugestão do povo, desta vez, está fora de cogitação. Tanto CBF como o governo do Paraná já descartaram a hipótese. O estado, inclusive, deu o prazo até o dia 31 de maio para que a FPF apresente o seu investidor, que também deverá assinar um documento se comprometendo a realizar a obra.
Outro ponto curioso no levantamento é que a maioria (33,6%) concorda com a idéia do governo estadual em administrar o novo estádio, assim como é feito no Rio de Janeiro com o Maracanã ou em Minas Gerais com o Mineirão. Mais curioso ainda é a segunda opção mais votada para cuidar do empreendimento: a FPF, com 26,2%.
Seja como for, a confiança de que a obra será concluída dentro dos prazos estipulados pela Fifa é grande (79,5%). Tanto que a população já elegeu até o grupo perfeito e impossível para atuar em Curitiba. Ele seria composto por Brasil, Itália, Argentina e Alemanha, nesta ordem de preferência. Mas como em caso de Copa vale tudo, teve gente querendo até jogo do Paraguai por aqui.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião