Daniel elogia postura de Neymar no Barça
André Pugliesi, enviado especial
Agora colega de Barcelona, o lateral-direito Daniel Alves comentou o posicionamento de Neymar na apresentação ao novo clube, na última segunda-feira. O ex-santista repetiu por diversas vezes que chegou ao time catalão para ajudar Lionel Messi a continuar sendo o melhor jogador do mundo.
"Para você ser o melhor é preciso ter humildade. Quando você tem isso, boa parte [do caminho] está percorrido. Essa humildade o Neymar tem. E tenho certeza que será difícil escolher o melhor do mundo entre Neymar e Messi", afirmou o atleta.
Desde 2008 no clube espanhol, Daniel Alves contribuiu para a escolha de Neymar de deixar o Santos e se mandar para o futebol espanhol. "O que eu fiz dentro desse processo foi dizer o que eu vivo do Barcelona, o que conheço do clube, da cidade, sei do que ele gosta, e sei que a cidade pode proporcionar. Só falei das coisas positivas e tenho certeza que a adaptação não vai ser difícil", comentou.
Por fim, o ala pediu mais paciência com Neymar, especialmente no ambiente da seleção brasileira. "O peso está posto no Neymar. Não pode ser só para ele. A seleção é grande para ele carregar esse peso. Tem que ser repartido. Converso bastante com o Neymar e falo que ele tem que ser o diferente, não o responsável", disse.
Um dos jogadores mais experientes da seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações, Daniel Alves admitiu nesta terça-feira, em entrevista coletiva em Goiânia, que a falta de vitórias nos últimos jogos já incomoda o grupo. Desde que o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu o comando, em novembro, o Brasil ganhou apenas da Bolívia, somando quatro empates (Itália, Rússia, Chile e Inglaterra) e uma derrota (Inglaterra).
"Sabemos da importância que é ganhar na seleção brasileira. Aqui se vive de vitórias", reconheceu Daniel Alves, um dos titulares do técnico Felipão, que espera acabar com essa sequência negativa no domingo, quando acontece o amistoso com a França, na Arena Grêmio, em Porto Alegre - será o último teste antes da estreia na Copa das Confederações.
Durante a entrevista na concentração em Goiânia, Daniel Alves pediu para que a seleção atual não seja comparada com outras do passado que tiveram sucesso. Lembrou que o time do Brasil não tem mais nenhum Ronaldo e nenhum Pelé. Mas também mostrou confiança de que o grupo reunido por Felipão tem condições de ser vencedor e conquistar títulos.
"O que não podemos fazer é comparar nossa seleção do presente com outras do passado. Sabemos que não estamos no nosso melhor momento, mas não podemos utilizar outras que foram grandes para comparar com a nossa. A nossa está em formação. E os resultados vão vir, porque o grupo é muito qualificado", disse o lateral do Barcelona.
Ele fez, inclusive, uma analogia com a Bandeira Nacional. "Na nossa Bandeira tem o lema Ordem e Progresso. A seleção está agora no período da ordem. Se organizar tudo direitinho, acho que o progresso é inevitável", afirmou Daniel Alves. "Estamos felizes com a progressão. Faltam só os resultados, que vão vir."