Assim como o prefeitoBeto Richa, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, se sentiu aliviado com a confirmação de que Curitiba será uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. A confiança de que a cidade seria uma das escolhidas era grande, mas o "friozinho na barriga" não passou até que tudo estivesse confirmado.
"É verdade. De qualquer forma agora estamos mais tranquilos. Tínhamos a certeza de que seríamos sede mesmo quando a Fifa previa que apenas dez cidades poderiam se candidatar. Quando confirmaram 12 vagas as chances de não sermos sedes fora reduzidas a zero", explicou Cury, por telefone, à Gazeta do Povo.
O "ok" da Fifa à Curitiba premia, segundo o dirigente paranaense, o esforço de muitas pessoas. "Foi muito importante a participação de todos: governo do Estado, prefeitura e Federação. Fizemos um trabalho técnico muito correto, perfeito na verdade. De um ano e meio para cá estivemos todos imbuídos nesse objetivo. Superamos problemas antigos, passamos por cima disse em nome da harmonia. Deu tudo certo", explicou.
A seguir a FPF irá aguardar as definições governamentais. Cury destaca que está na hora da cidade provar que poder organizar uma parte dessa tão importante competição. "Agora, com o fato consumado, temos que correr para cumprir com tudo que prevê o Caderno de Encargos da Fifa. É bastante complexo, cheio de prazos e exigências. Temos que cumprir com tudo que foi prometido e garantido. Tenho fé que não teremos problemas. Está tudo bem costurado e sei que sairemos na frente", afirmou.
Para Cury, a cidade tem potencial para receber "algo mais" que apenas jogos da primeira fase. "Acho que depende muito da movimentação política, mas tenho certeza que podemos receber jogos até das quartas de final. Basta querer e trabalhar".
Trabalho, aliás, que não faltará para o atual presidente da Federação e sua equipe. Com a confirmação de que a Copa terá uma de suas sedes em Curitiba, seu mandato de presidente foi automaticamente prorrogado até a prestação de contas de 2014, ou seja, no começo de 2015.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Deixe sua opinião