Depois de cinco anos à frente do Cleveland Cavaliers, Mike Brown deixou o comando da equipe. O desligamento já era esperado depois que o time de melhor campanha na temporada regular da NBA foi eliminado pelo Boston Celtics nas semifinais da Conferência Leste. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24).
Durante o período que esteve à frente do time de LeBron James e de Anderson Varejão, ele somou 272 vitórias e 138 derrotas. Levou os Cavs à decisão da liga profissional americana em 2007 contra o San Antonio Spurs. Foi eleito o melhor técnico de 2009, quando a equipe chegou à final da Conferência, sendo superada pelo Orlando Magic.
Mike Brown ainda tinha mais um ano de contrato. Em comunicado, Dan Gilbert, dono da franquia, admite que há um risco na troca, mas que era hora de mudar.
"De nossa parte só há gratidão. mike foi fundamental para o crescimento e progresso que tivemos nos últimos anos. Desejamos a ele a melhor sorte nos desafios futuros. Depois de uma longa e profunda análise de todos os fatores que levaram ao fim decepcionante de nossa campanha nos playoffs nas últimas duas temporadas, concluímos que era a hora dos Cavaliers tomarem uma nova direção. As expectativas dessa organização são muito altas e, apesar de mudanças sempre trazerem um elemento de risco, há momentos em que o risco precisa ser tomado para se tentar chegar a algo novo. Este é um desses momentos," disse.