O Brasil não conseguiu repetir o feito de Santo Domingo (2003) e do Rio de Janeiro (2007) no handebol masculino e acabou derrotado na final do Pan de Guadalajara. A Argentina se vingou das duas derrotas anteriores em Pans e ficou com a medalha de ouro depois de vencer a decisão por 26 a 23, na noite desta segunda-feira (24).
Além de perder o ouro, os brasileiros ainda deixaram escapar a vaga direta para as Olimpíadas de Londres, em 2012. A seleção terá uma nova chance de garantir vaga nos Jogos na disputa do pré-olímpico mundial, no próximo ano.
"Nosso jogo não encaixou e perdemos para nós mesmos", avaliou o jogador brasileiro Chiuffa, em entrevista à TV Record após a derrota.
O jogo
A final do handebol masculino foi muito equilibrada no primeiro tempo. Nenhuma seleção conseguiu abrir grande vantagem no placar. No fim da etapa inicial, apenas um gol de diferença: 15 a 14 a favor dos argentinos.
Para os 30 minutos finais, a Argentina voltou melhor à quadra e conseguiu ficar com cinco gols à frente no marcador. A equipe do Brasil chegou a diminuir a vantagem para dois gols, mas parou no goleiro Schulz, uma verdadeira barreira no gol argentino. No fim, os rivais conseguiram manter a vantagem e garantiram a vitória por 26 a 23, impedindo o tri-campeonato brasileiro no Pan-Americano.
- Brasil fica fora do pódio por equipes na ginástica
- Patinador leva o ouro após ter equipamento roubado
- Fabiana Murer perde o ouro em disputa acirrada
- Brasileira de 16 anos fica com o bronze na patinação
- Sem estrelas, Brasil estreia com vitória fácil sobre o Canadá
- Ronald Julião leva o bronze no arremesso de disco
- Joilson da Silva conquista bronze na prova dos 5 mil metros
- Novata no atletismo aos 37 anos, Cruz Nonato leva prata nos 10 mil metros
- Derrota para Porto Rico deixa Brasil fora da final