A situação do Atlético Paranaense não é nada boa no Brasileirão 2009. Em sete jogos, o rubronegro venceu apenas uma vez e acumula cinco pontos na classificação, amargando a última posição (20ª) da tabela. No jogo deste sábado, na Arena da Baixada, a vitória sobre o Palmeiras escapou aos 48 minutos do 2º tempo. Tomar gols no final tem sido um problema para o Furacão, principalmente contra times paulistas.

CARREGANDO :)

Neste último jogo, o rubronegro perdeu a chance de sair da zona do rebaixamento, mas na 2ª rodada do Brasileirão, o gol adversário no fim lhe custou outra vitória e também a chance de iniciar o campeonato com moral. Em tarde inspirada do zagueiro artilheiro Rafael Santos, o Atlético vencia o São Paulo até os 43 minutos do 2º tempo, quando André Lima marcou e roubou dois pontos dos paranaenses.

O mais doído desses revezes para os atleticanos aconteceu em 29 de abril, em plena Arena da Baixada. Até os 41 minutos do 2º tempo o Furacão administrava uma surpreendente e confortável vitória por 3 a 0 (com gols de Wallyson, Rafael Moura e Chico) sobre o Corinthians, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com aquele placar, o time teria a vantagem de poder perder por até 2 a 0 na partida de volta que ainda sim iria para a semifinal.

Publicidade

O problema é que um apagão do time a partir dos 40 minutos lhe custou muito caro, afinal Cristian (aos 41) e Dentinho (aos 47) diminuíram para o alvinegro paulista e mudaram o panorama da decisão. No jogo da volta, o Corinthians venceu por 2 a 0, justamente o placar que daria a vaga ao Atlético se os 3 a 0 fossem mantidos no jogo da ida.

Em resumo, nos minutos finais das partidas, o Atlético perdeu quatro pontos (que poderiam lhe dar pelo menos a 10ª posição no Brasileirão) e, possivelmente, uma melhor sorte na Copa do Brasil.

Atenção é o melhor remédio

Na próxima rodada o Furacão volta a se encontrar com o Corinthians. Novo campeonato, novas motivações (o adversário, que segue na Copa do Brasil, deve poupar vários jogadores) e, esperam os atleticanos, novo desfecho. No próximo sábado (27), a partir das 16h, o Atlético precisa redobrar os cuidados para não ser mais uma vez surpreendidos.

"Precisamos ter atenção até o último minuto, ou melhor, até o último segundo", disse Marcinho, ao comentar o resultado deste sábado contra o Palmeiras, mas deixando no ar a idéia de que o mesmo cuidado precisa ser uma constante no time daqui para frente para não ver outros pontos escaparem de suas mãos nos últimos minutos de jogo.

Publicidade

Neste domingo os jogadores atleticanos receberam folga, mas na segunda se reapresentam no CT do Caju para os trabalhos regenerativos. Para o próximo jogo o técnico Waldemar Lemos terá a volta de Chico, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras.

Porque o Atlético tem tomado esses gols no final das partidas? Qual é a solução para se evitar esses "desastres" para o time? Dê a sua opinião!