Las Vegas - O México é um dos países com maior tradição no boxe profissional. Em recente pesquisa, foram nomeados os 20 maiores campeões da história do país. E o nome de Juan Manuel Márquez, rival do americano Floyd Mayweather, sábado, no ringue do MGM Hotel, em Las Vegas, não estava presente. "Chegou a hora do reconhecimento de minha carreira. Estou pronto para escrever meu nome entre os melhores", afirmou Márquez, de 36 anos, que já foi campeão dos penas, superpenas e leves. "Sempre quis enfrentar Floyd, pois sei que uma vitória não deixará dúvidas do meu potencial."
Em mais de 16 anos de boxe profissional, Marquez acumula 50 vitórias (37 nocautes), 4 derrotas (nenhuma por nocaute) e 1 empate. Foram 399 assaltos, sempre com muita garra e determinação, que lhe renderam o apelido de "Dinamite". "Nunca me preparei tanto. Sei da responsabilidade e não irei decepcionar o povo mexicano, que é apaixonado pelo boxe, em um duelo tão importante", disse.
Márquez sabe do potencial de Floyd Mayweather, invicto após 39 lutas e apontado como o mais técnico pugilista em atividade, apesar dos quase dois anos afastado dos ringues.
"Eu serei reconhecido sábado como o melhor do mundo, pois irei vencer aquele que todos dizem ser o melhor", afirmou, confiante, Márquez. "Não posse negar que ele (Marquez) é um grande boxeador", reconheceu Floyd Mayweather.