Reapresentação
Depois de um dia de folga, os jogadores do Coritiba se reapresentaram nesta terça-feira após o empate em 0 a 0 com o Náutico. O técnico Dorival Júnior apenas observou os treinamentos regenerativos e físicos e ainda não começou a pensar a equipe para o jogo contra o Grêmio, no fim de semana.
"É cedo para pensar em mudanças. Vamos aguardar os treinos com bola. Hoje foi um físico mais puxado e amanhã (12) começamos a definir o time. A única mudança que precisamos fazer é a de postura. Espero que o time volte a jogar um futebol vibrante, consistente e determinado em busca das vitórias", disse o técnico Coxa.
A exemplo do rival Atlético Paranaense, o Coritiba recebeu três boas notícias vindas do Departamento Médico nesta terça-feira (11). Depois de longos períodos de recuperação, o meia Dinelson e os laterais Guaru e Rubens Cardoso (que também estavam atuando no meio de campo) começaram a trabalhar fisicamente em busca da forma ideal.
Para o médico Bráulio Moreira, integrante do DM Coxa, dificilmente algum deles será utilizado já na próxima rodada, contra o Grêmio. "Eles estão bem clinicamente, mas vão ficar um tempo na preparação física. Pelo menos durante essa semana. Todo jogador que se machuca e fica fora por agluns jogos, precisa desse período para voltar à sua condição normal", disse, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
O caso que mais surpreende é o do meia Dinelson. Contratado junto ao Corinthians no começo de setembro, o jogador ainda não estreou pelo alviverde. Vindo de um lomgo período de recuperação de uma cirurgia nos ligamentos do joelho, ele sentiu uma lesão muscular quando retornou aos trabalhos no final do mês passado. "Esse tipo de lesão é normal para jogadores que ficaram muito tempo parados", disse Moreira.
Existia a expectativa de que o jogador não pudesse jogar pelo Coritiba em 2008, mas já na próxima rodada Dinelson deve ficar à disposição do técnico Dorival Júnior. "Isso (de não poder atuar mais em 2008) não procede. A lesão dele foi super normal e era até esperada por nós. Por nós ele está liberado, mas agora a comissão técnica é quem decide se ele será escalado ou não", comentou o médico.
O técnico Dorival Jr. considera prematuro apostar no futebol dos jogadores recém-liberados. "Não tem como. É muito cedo. Eles ficaram muito tempo no DM e só agora fazem os primeiros treinos físicos e ainda nem trabalharam com bola. Aguardamos as liberações para o mais breve possível para termos um time fortalecido e mais opções".
Ainda no DM
O Departamento Médico Coxa ainda tem alguns "hóspedes". O zagueiro Nenê, o meia Pedro Ken e o lateral Dick só devem voltar em 2009, afinal realizaram cirurgias nos ligamentos do joelho. "Quem deve voltar já na próxima semana é o Bilú, que está se recuperando de uma lesão muscular, e o Heffner está na fase final da recuperação de uma pubalgia. Na próxima semana serão liberados para a preparação física", disse Moreira.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia