Atualizado em 02/12/2007, às 17h
O ex-comandante do Santo André, Ruy Scarpino, é o novo técnico do Coritiba. Entre polêmicas envolvendo pedidos de impeachment, bate-bocas entre dirigentes e ex-dirigentes por entrevistas coletivas e muita instabilidade emocional, o time já definiu o substituto de Paulo Bonamigo que não conseguiu o objetivo de levar o time para a Série A.
De definição sobre o nome do treinador, de 44 anos, aconteceu ainda na sexta-feira. A diretoria do Coritiba preferiu manter o nome em sigilo a pedido do próprio Scarpino, que ainda não havia acertado a sua situação com o Santo André. A rápida definição sobre quem comandará o time dentro de campo na próxima temporada será benéfica para o futuro do Coritiba.
Contratado, Scarpino já pode começar a montagem do time, organizar as dispensas e sugerir as contratações e/ou renovações de contratos dos jogadores que estão com o "prazo de validade" vencendo. Aproveitando as indicações feitas pelo observador Will Rodrigues, o Coritiba entre no espírito de 2007.
Após dirigir times de menor expressão, como Francisco Beltrão, Moto Clube (MA), Ituano (SP), Francana (SP), Goiânia (GO), Portuguesa (SP) e Santo André (SP), o treinador assume pela primeira vez um grande clube como o Coritiba. Suas maiores conquistas foram obtidas comandando o Ituano, com os títulos da Série C em 2003, Campeão Paulista em 2002, Maranhense em 2003 e Acesso para a Série A-1 do Paulistão.
Inicialmente, junto com Scarpino, virá o auxiliar técnico Antonio Carlos dos Santos (Cacau). Ainda existe a possibilidade que outros profissionais integrem a nova comissão técnica, mas a tendência é que alguns profissionais, como o preparador físico Robson Gomes e o auxiliar Cláudio Marques (funcionário do clube), sejam mantidos.
Mais definições
Outra definição que será determinante para o próximo ano é a escolha do novo coordenador de futebol do clube. O ex-diretor Capitão Hidalgo deixa o cargo vago, mas definição sobre o seu substituto não é tão importante quanto a do novo treinador (já concretizada). A previsão é que o coordenador seja escolhido depois da realização da assembléia do dia 10 de janeiro.
Os nomes especulados para o cargo de coordenador de futebol continuam aparecendo e passam por Marcos Aurélio Cunha (atual dirigente do São Paulo), os ex-jogadores Evair e Mauro Galvão, o ex-treinador Coxa Antônio Lopes, até o ex-dirigente do clube, João Carlos Vialle.
Nesta sexta-feira surgiu uma informação dizendo que o profissional que assumiria essa função viria de Bocaiúva do Sul lembrando que Elcio Berti, o folclórico ex-prefeito do município já tentou "abocanhar" uma vaga na diretoria do Coxa no ano passado. A diretoria do alviverde negou veementemente essa possibilidade.
Jogadores
Na apresentação do novo treinador, que deve acontecer na próxima segunda-feira, podem aparecer os primeiros reforços para a temporada 2007. Os nomes do goleiro Marcelo Bonan (Santo André) e do zagueiro Ozéia foram mencionados como reforços, mas a diretoria, por enquanto, negou.
O goleiro Artur, apontado como principal contratação da temporada, confidenciou que tem interesse de ficar no time alviverde, mesmo que sofra pequenas perdas salariais. Além dele, o goleiro Kléber ainda tem contrato até o fim de 2007 e já demonstrou que quer ser o titular na próxima temporada.
Em quanto isso, a principal revelação das categorias de base do clube em 2006, o zagueiro Henrique, esta com um pé na Europa. Times da Itália estariam interessados no jogador. Estima-se que o Coritiba embolse cerca de 3 milhões de Euros na transação.