O nadador Cesar Cielo, maior esperança de medalha na modalidade é a grande atração deste domingo (29) nos Jogos Olímpicos de Londres. Ele capitaneará a equipe do revezamento 4 x 100m livre, prova marcada britanicamente para às 7h56.
O campeão olímpico dos 50 metros livre competirá junto com Bruno Fratus, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira na equipe que tentará a vaga na final da prova e a busca por mais uma medalha na natação. O esporte também terá a experiente Fabíola Molina e o novato Daniel Orzechowski na água nos 100 metros costas feminino e masculino.
Seguindo Sarah e Kitadai
No segundo dia do judô, Érika Miranda (52 kg) e Leandro Cunha, o Coxinha (66kg), lutarão por mais duas medalhas para a modalidade. O primeiro dia foi ótimo para o Brasil, que faturou o bronze com Felipe Kitadai e o ouro com Sarah Menezes. O judô começa antes do galo cantar no Brasil, às 5h30.
É o mesmo horário em que começa a classificação da ginástica artística feminina. Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Bruna Leal e as paranaenses Ethiene Franco e Harumi de Freitas disputam vagas nas finais dos aparelhos e geral.
Um pouco mais tarde, mas ainda cedo, às 7h15, o basquete masculino estreia contra a Austrália. É o retorno da equipe aos Jogos Olímpicos após 16 anos de ausência. Com vários atletas na NBA e comandados pelo campeão olímpico de 2004, o argentino Rubén Magnano, os brasileiros entram credenciados a brigar por uma medalha, o que não acontece desde 1964, o último de três bronzes conquistados. O primeiro, em 1948, foi justamente em Londres.
Às 11h30, Robert Scheidt e Bruno Prada começam a campanha na classe Star da vela. Eles são os atuais medalhistas de prata e terão a segunda regata também no domingo, às 15h30.
O futebol masculino pode carimbar para a vaga para as quartas de final. Após uma vitória sobre o Egito passando sufoco no fim, o time do técnico Mano Menezes pode chegar aos seis pontos em dois jogos caso vença a Bielorrússia do brasileiro naturalizado Bressan. O jogo começa às 11 horas.
Com início previsto para as 14 horas, o tenista Thomaz Bellucci terá um desafio dificílimo nas gramas de Wimbledon. O sorteio reservou para ele, já na estreia, o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 10 do ranking da ATP e bastante afeito à grama inglesa.
À tarde, às 16 horas, a dupla Talita/Maria Elisa estreia contra as holandesas Meppelink/Van Gestel no vôlei de praia. Mais tarde, às 18 horas, é a hora do vôlei masculino começar a caminhada, contra a Tunísia, para recuperar o ouro e apagar a má impressão da Liga Mundial passada.