Pela primeira vez na história olímpica do Brasil, um representante do país ganhou uma medalha de ouro no dia seguinte à abertura oficial de uma Olimpíada. Essa honra foi da judoca Sarah Menezes, campeã na categoria ligeiro (48 kg), no sábado (28), em Londres. O país conquistou ainda uma prata com o nadador Thiago Pereira nos 400m medley e um bronze com o judoca Felipe Kitadai, também na categoria ligeiro (60 kg). As três conquistas garantiram ao Brasil a melhor estreia nas Olimpíadas desde a primeira participação do país, na Antuérpia (Bélgica), em 1920.
O primeiro a conquistar a medalha foi o paulista Kitadai. Ele chegou ao bronze no fim da manhã ao vencer, com um yuko, o italiano Elio Verde no Golden Score. No dia em que completava 23 anos, o judoca chorou muito após a garantir a medalha. Ele venceu as duas primeiras lutas, mas foi derrotado nas quartas de final por Rishod Sobirov, atleta do Uzbequistão. Na repescagem, ele passou pelo sul-coreano Gwang-Hyeon Choi antes de chegar à disputa de medalha.
No início da tarde, a piauiense Sarah Menezes, de 22 anos, conseguiu o ouro. A atleta é a primeira brasileira campeã olímpica da história do judô e tornou-se a segunda a ter uma medalha dourada em um esporte individual feminino. A primeira conquista foi em 2008 com Maurren Maggi, em Pequim (China). A judoca derrotou quatro adversárias até enfrentar na final a romena Alina Dumitru. No minuto final do combate, a brasileira encaixou um yuko e um wasari garantindo a vitória.
Ao conquistar duas medalhas logo no primeiro dia de disputas, o judô do Brasil passou a liderar o quadro olímpico da história do país com 17 medalhas, uma a mais que a vela.
A terceira medalha do dia veio das piscinas londrinas. Thiago Pereira, de 26 anos, surpreendeu na final dos 400m medley com o tempo de 4min08s86, o que rendeu a medalha de prata ao país. O norte-americano Ryan Lochte ganhou o ouro com 4min05s18, mas o desempenho de Pereira foi acima do esperado, já que esta não é a prova principal do nadador e ele ainda desbancou o grande campeão norte-americano Michael Phelps, que teve de se contentar com o quarto lugar.
Depois do sábado, a China lidera o quadro de medalhas com quatro ouros e dois bronzes, seguida pela Itália e Estados Unidos. O Brasil é o quarto colocado. Confira a classificação completa .
GALERIA: Confira as principais fotos do sábado esportivo em Londres
Vitórias
O sábado foi bom também para brasileiros no handebol, vôlei, futebol, vôlei de praia e boxe.
A seleção feminina de handebol iniciou a Olimpíada com uma vitória apertada contra a Cróacia por 24 a 23. As duas equipes revezaram-se na frente do placar, mas as brasileiras conseguiram abrir vantagem no fim do jogo, principalmente com a exclusão de dois minutos de duas jogadoras croatas. O próximo desafio será contra Montenegro, às 15h30 (hora de Brasília), na segunda-feira (30).
Em um jogo ruim de assistir, a seleção brasileira feminina de futebolvenceu a Nova Zelândia por 1 a 0, com um gol no fim do segundo tempo da atacante Cristiane. Foi a segunda vitória da equipe na competição. O Brasil lidera o grupo E com seis pontos e seis gols de saldo. As brasileiras enfrentarão a Grã-Bretanha na próxima terça-feira (31).
No vôlei de praia, as duas duplas brasileiras venceram com facilidade no masculino e feminino. Ricardo e Pedro Cunhapassaram com 2 sets a 0 pela dupla norueguesa Skarlund e Spinnangr. Juliana e Larissa, favoritas ao ouro, não tiveram problemas para derrotar a dupla da Ilhas Maurício Natacha Rigobert e Nioun Chin Elodie Li Youk Lo por 2 sets a 0.
Já no vôlei de quadra, a seleção brasileira feminina começou bem, perdeu-se no meio da partida, mas conseguiu vencer a Turquia por 3 sets a 2. As meninas do Brasil mostraram nervosismo e levaram susto na estreia na Olimpíada de Londres. O próximo jogo é nesta segunda-feira (30) contra os Estados Unidos.
Robenílson de Jesus foi o primeiro brasileiro a entrar no ringue para defender as cores verde e amarela no boxe e conseguiu a vitória contra o uzbeque Orzudek Shayimov pelo peso galo. O boxeador nacional venceu pela decisão dos jurados: 13 x 7 e enfrentará o irlandês John Joe Nevis poelas oitavas de final.
Filme repetido na ginástica
O começo da ginástica artística do Brasil teve duas boas surpresas e uma grande decepção. Os dois estreantes em olimpíadas Arthur Zanetti e Sergio Sasaki conseguiram passar às finais em duas categorias, enquanto o bicampeão mundial Diego Hypolitoerrou um salto e acabou caindo de cara no chão durante a apresentação. A nota dele eo 38.º na prova de solo não garantiram o ginasta na próxima fase.
Muito decepcionado, o atleta de 26 anos pôs em dúvida a participação dele na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. "Querer eu quero, mas tem um grupo jovem chegando. Se na minha segunda Olimpíada eu não consegui nem chegar à final, não sei se não vou ficar para trás até lá", comentou.
Início do tênis
Resultado divido também na disputa de duplas do tênis masculino para o Brasil.Marcelo Melo e Bruno Soaresvenceram os americanos John Isner e Andy Roddick por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/2 e 6/4, sem muitas dificuldades para a dupla nacional.
Porém, Thomaz Bellucci e André Sánão conseguiram passar pelos irmãos americanos Bob e Mike Bryan, considerada a melhor dupla do mundo. Em um jogo equilibrado, os brasileiros acabaram perdendo por 2 sets a 1, com 7/6, 6/7 e 6/3. Bellucci volta a quadra na disputa individual neste domingo contra Jo-Wilfried Tsonga.
Derrotas
O primeiro dia oficial de competições em Londres não foi só de resultados positivos. Os brasileiros foram derrotados e, em alguns casos já eliminados, no tênis de mesa, basquete, remo, natação, tênis de duplas e ciclismo.
O paranaense Gregolry Panizonão conseguiu completar a prova de estrada do ciclismo, assim como o compatriota Magno Nazaret. O único brasileiro a chegar ao final foi Murilo Fischer, que ficou com a 31.ª colocação.
No remo, Anderson Nocetti ficou para a repescagem na prova do skiff simples, disputado no lago artificial de Eton Dorney. Ele fez o tempo de 7min03s78 na terceira bateria da etapa classificatória, insuficiente para conquistar a classificação direta para as quartas de final.
No basquete, a seleção feminina estreiou com derrota para a França. Em um jogo muito equilibrado, as brasileiras foram derrotadas no último quarto, quando as francesas marcaram 21 pontos contra 9 na equipe nacional. Com isso, o jogo terminou 73 a 58.
Apesar da parta de Thiago Pereira, a natação acumulou derrotas. Felipe França e Felipe Lima não conseguiram chegar a final dos 100 metros no nado peito. Os dois pararam na semifinal com tempos acima de 1 minuto. A nadadora Joanna Maranhãodesistiu da prova dos 400m medley após ter um mal-estar. Ela caiu e sofreu um corte no supercílio. Porém, ela deve voltar a piscina de Londres para disputar os 200m borboleta, na terça-feira (31).
Quatro tenistas de mesa brasileiros foram eliminados neste sábado, entre eles o experiente Hugo Hoyama. Ele perdeu para o polonês Zengyi Wang por 4 sets a 3. Essa foi a sexta participação dele em Olimpíadas.
Caroline Kumahara e Ligia Silva também foram eliminadas na segunda fase, após vencerem no primeiro jogo. Kumahara perdeu para a britânica Joanna Parker e Lígia foi derrotada para a australiana Jian Fang Lay. Gustabo Tsuboi foi eliminado pelo indiano Soumyajit Gosh.
- Sarah Menezes conquista primeiro ouro brasileiro em Londres
- Kitadai conquista primeira medalha brasileira em Londres
- Paranaense não completa prova no ciclismo de estrada
- Diego Hypólito amarga novo fracasso olímpico
- Em "treino de luxo", Juliana e Larissa vencem dupla da Ilhas Maurício com facilidade
- Bellucci e Sá jogam duro contra melhor dupla do mundo, mas não resistem
- Thiago Pereira é prata nos 400m medley; Phelps fica sem medalha
- Hugo Hoyama perde para polonês e cai em Londres
- Ricardo e Pedro Cunha vencem na estreia e esperam dupla da casa
- Com muitos erros, brasileiras estreiam com derrota no basquete
- Brasil sofre, mas vence a Turquia no vôlei feminino
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião