Iniciar a carreira nas categorias de base do Paraná e mais tarde brilhar no time profissional não tem sido regra na Vila Capanema. A política de parcerias com empresários para contratações no interior paulista e paranaense domina as ações no clube pelo menos há quatro anos.
Entretanto, junto com destaques adquiridos pelos parceiros, pratas da casa estão se destacando desde o início de 2006. Na conquista do Paranaense, o zagueiro João Paulo e o volante Goiano (no Tricolor desde a década de 90) foram atuantes. No Brasileiro, as presenças mais constantes são do lateral-esquerdo Eltinho e do centroavante Jeffe.
"Na minha primeira passagem pelo clube (2002), lembro que dei oportunidade a garotos como o Waldyr (atacante), o Lombardi (zagueiro), Willian (meia) e Dennys (atacante). Fico contente que isso esteja se repetindo", comemora o técnico Caio Júnior.
Única cria da casa titular no jogo de hoje, com o Santa Cruz, o lateral esquerdo Eltinho se julga preparado para segurar a camisa 6 depois da recuperação do titular Edinho.
"É só continuar atento, com o pé no chão e jogando bem para continuar. O Caio me alertou que a imprensa estará em cima e que eu não devo me deslumbrar com isso", diz.
Caio Júnior também acredita muito no atacante Vandinho, que está sendo usado só no time B. "Ele tem muita qualidade. O problema dele é psicológico", explica. (RL)