Ainda vivendo a euforia pela vitória sobre o líder Palmeiras por 1 a 0 nesta quarta-feira (19), no Couto Pereira, o Coritiba se reapresentou nesta quinta-feira. O técnico Ney Franco terá trabalho para montar sua equipe para o jogo de sábado, em Santo André, contra o time da casa. Leandro Donizete e Pereira, dois jogadores que têm sido fundamentais no renascimento do Coxa na competição, estão de fora por suspensão.
Como ainda não conhece a fundo o elenco Alviverde, o treinador deve manter o mistério sobre quem serão os substitutos. Como opções, Ney Franco terá boas alternativas. Como vai manter o esquema tático 4-4-2, triunfante nos últimos dois jogos, ele deve apostar em um zagueiro um pouco mais rápido para o lugar de Pereira. Nessa disputa, Cleiton larga na frente, seguido de perto por Demerson (que está de contrato renovado, mas ainda espera sua regularização junto à CBF).
A grande dúvida está na marcação, na proteção da zaga. A primeira opção aventada nos bastidores seria o deslocamento de Douglas Silva na lateral-esquerda para o meio, com a entrada de um jogador do ofício no lado do campo. Guaru, que vinha ganhando mais espaço no time, e Rodrigo Crasso recém-recuperado de uma lesão estão à disposição.
Se quiser manter Douglas Silva na esquerda, o técnico tem os jovens Dirceu e William, além de Rodrigo Pontes como volantes. Nesta sexta-feira a equipe realiza seu único treinamento coletivo antes da partida contra o Santo André. Os trabalhos deverão ser apenas táticos, com Ney Franco espalhando os jogadores no gramado para que eles encontrem o melhor posicionamento.
Edson Bastos titular absoluto
Há quase três anos no Coritiba, o goleiro Edson Bastos voltou para onde mais gosta: embaixo das traves. Principal nome do Alviverde na conquista da Série B de 2007 e do Paranaense de 2008, o jogador sofreu uma lesão e precisou deixar a equipe por várias rodadas. Que azar, já que Vanderlei goleiro revelação do Estadual de 2007 assumiu o posto com tanta vontade que de lá não saiu mais, desde o Brasileirão do ano passado.
Por ironia do destino também por uma lesão Vanderlei desfalcou o Coxa por cerca de um mês, tempo suficiente para que Bastos retomasse a camisa 1 e se firmasse como titular. "Independente de quem jogue, temos que estar sempre preparados. Temos uma disputa sadia pela posição e qualquer um que entre, até a gurizada, vão tentar agarrar a oportunidade. Eu estou agarrando a minha", disse, logo após a vitória sobre o Palmeiras.
O goleiro destacou mais uma vez o entrosamento do grupo e o respeito entre todos os jogadores. O resultado contra o líder Palmeiras veio como alívio, afinal o time precisava se reencontrar na competição. "Fazia muito tempo, nem lembro ao certo, que não vencíamos duas partidas seguidas. Pela dificuldade do campeonato, por se tratar de uma grande equipe (líder do campeonato) valoriza. Quando se tem resultados, as coisas caminham melhor. Simplificam".
Na base do jogo a jogo, o Coxa vai se recuperando. "Temos que ver partida por partida. Não temos que pensar na frente. Agora vamos focar o Santo André. O resultado contra o Palmeiras nos da moral, credibilidade com o torcedor e com todos que acreditaram no grupo. Cabe a nós retribuir".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura