A Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota) vai sugerir à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a partir de 2009 o fim do reabastecimento durante as corridas e, como conseqüência, a realização de provas mais curtas. Outra proposta das escuderias é a redução dos testes entre as provas da temporada.

CARREGANDO :)

As medidas serão discutidas depois do GP da China, que acontecerá no próximo domingo, em Xangai, em um encontro entre integrantes da FIA e da Fota, cujo principal objetivo será adequar a categoria à nova realidade econômica imposta, pela crise financeira mundial. A idéia consiste em criar regras que diminuam o custo das equipes, reduzindo a chance de que as de orçamento mais modesto tenham de fechar suas portas em decorrência da fuga dos investidores.

O fim do reabastecimento é uma das hipóteses para economizar. A medida também visa a diminuir as chances de que um problema como o do brasileiro Felipe Massa no GP de Cingapura - o piloto perdeu a liderança da prova por causa de um incidente com a mangueira de combustível, que ficou presa ao carro na saída do pit stop - pudesse voltar a ocorrer. O efeito colateral é que as provas teriam a quilometragem encurtada, já que o número de voltas obrigatoriamente sofreria uma redução.

Publicidade

Segundo o diretor da McLaren, Martin Whitmarsh, a Fota também tem idéias para mudar a programação dos fins de semana de corrida, de maneira a torná-las mais atraente e menos previsíveis. "Estamos analisando o formato das provas e dos testes", disse o dirigente. "Espero que, juntos, possamos chegar a algum acordo sobre como mudar o fim de semana de prova de uma forma positiva. Mas temos de fazer de uma maneira cuidadosa, contanto que as mudanças retenham parte da pureza, que é importante na Fórmula 1.