Na prova que tem a russa Yelena Isinbayeva como grande favorita à medalha, a brasileira Fabiana Murer disputa hoje a final do salto com vara, às 8h20 (horário de Brasília), no Ninho de Pássaro.
Murer e outras dez finalistas marcaram nas eliminatórias 4,50 m, enquanto a russa saltou nas eliminatórias 10 centímetros acima de suas concorrentes. A brasileira deu dois saltos, 4,40 m primeiro e 4,50 m depois. Para a final, Murer diz que pode atingir uma marca acima de 4,80 m.
"Se conseguir, posso pensar em medalha, apesar de ter muitas atletas de alto nível na final", afirmou a saltadora, em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Fabiana tem motivos para o otimismo. Não tanto quanto a colega, porque a medalha de ouro é algo impensável. No salto com vara ninguém pode combater Isinbayeva, a russa voadora, única mulher da história a ultrapassar a marca de 5 metros.
Yelena tem tudo para, novamente, quebrar seu recorde 5,04 m pela forma que vem exibindo e a facilidade com que vem superando obstáculos. "Dá para quebrar", disse.
Um bronze já seria conquista e tanto para a atleta de Campinas. A maior rival é a norte-americana Jennifer Stuczynski, que já saltou 4,92 m, mais do que seus 4,80 m.
"Mas ela é inconstante, nem sempre está bem", avaliou Fabiana. "Estou confiante, dá para pegar uma medalha." A disputa pelo segundo e terceiro lugares promete ser acirrada. A tcheca Katerina Badurova foi medalha de prata no mundial do ano passado com a marca de 4,75 m. Mas esse ano ainda não conseguiu uma boa marca.
A final do salto com varas terá 12 atletas e a brasileira é a única representante da América do Sul. A maior parte é do Leste Europeu, a principal força da modalidade.
Na TV
Salto com vara, às 8h20, no SporTV, ESPN Brasil e BandSports.