Roger Federer é o campeão do Australian Open. O suíço venceu o chileno Fernando Gonzalez por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2), 6/4 e 6/4, em 2h20m. O número um do mundo é o primeiro tenista a ganhar um Grand Slam sem perder nenhum set desde 1980, quando Bjorn Borg levou o título de Roland Garros derrotando o americano Harold Solomon na final.
Federer conseguiu sua terceira conquista no Australian Open. Ele tinha vencido antes em 2004 e 2006. O número um do ranking mundial não deu chances ao chileno, que começou a partida explorando as jogadas de fundo de quadra. Com bons golpes, Gonzalez criou dificuldades para o suíço. Mas, no tiebreak, Federer foi muito superior, abrindo 5 a 0 e depois apenas administrando a boa vantagem, fechando o desempate com o placar de 7 a 2.
O segundo set começou como o primeiro, muito equilibrado. Os dois jogadores tinham extrema confiança em seus saques. Mas, no sétimo game, Federer conseguiu quebrar o serviço de Gonzalez e caminhou tranqüilo para abrir 2 a 0 na partida. O suíço reafirmou sua qualidade ao perder apenas dois pontos para o chileno sacando neste set.
Federer iniciou a última parcial pressionando muito Gonzalez. Nos primeiros quatro games de serviço do chileno, o suíço levou a disputa para após os 40 iguais, diminuindo a confiança do rival. Até que, de novo no sétimo game, o número um do mundo quebrou o saque do rival e ficou com o jogo na sua raquete. Com três winners sensacionais no último game, Federer fechou a partida e adicionou mais um título ao seu brilhante currículo.