Furacão desfia histórico ruim
O Atlético tem, a partir de hoje, a chance de mudar seu retrospecto contra o Corinthians em duelos da Copa do Brasil. As equipes já encontraram duas vezes no torneio nacional, ambas vencidas pelo clube paulista.
Titular, Wally quer a camisa do ídolo
O atacante Wallyson finalmente convenceu Geninho de que pode ser titular do Atlético. O jogador, de 20 anos, foi o destaque do Rubro-Negro na derrota para o Coritiba mesmo tendo entrado apenas no intervalo. Contra o Corinthians, hoje, terá uma satisfação a mais para entrar em campo. Do outro lado estará Ronaldo, um dos principais ídolos da revelação atleticana.
Atacante volta ao palco em que Ronaldinho virou Ronaldo
Há dez anos, Ronaldo era promovido em Curitiba e deixava de ser Ronaldinho. O camisa 9 da seleção brasileira perdeu o diminutivo e foi rebatizado na cidade ao ganhar a inédita companhia do então jovem homônimo gaúcho no ataque titular nacional.
Enfrentar Ronaldo e o Corinthians apenas três dias após a derrota por 4 a 2 para o Coritiba. Esta é a árdua tarefa do Atlético na partida de hoje, às 21h50, na Arena, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Se não bastasse a pressão psicológica de estar na semana decisiva do Paranaense, o Rubro-Negro terá pela frente uma equipe que não perdeu nenhum dos 24 jogos oficiais que fez em 2009.
Os números do Timão na temporada tornam-se ainda mais preocupantes levando-se em conta um diferencial que veste a camisa 9 do Alvinegro paulistano. A pergunta que técnicos e adversários do atacante do Timão se fazem há 15 anos foi formulada ontem para Geninho: existe como parar o Fenômeno quando ele está em grande fase?
"Ele não pode ter espaço. É um jogador forte e tem habilidade muito grande com as duas pernas. Ele arrisca o drible e finaliza bem. Também tem velocidade. É difícil, em um pequeno vacilo ele faz o gol", alerta o treinador, sem garantir uma marcação especial sobre o astro. "Não tem essa de por ser o Corinthians, estar invicto e ter o Ronaldo que nós vamos ficar só nos defendendo. Em casa vamos buscar a vitória", afirma o capitão Antônio Carlos.
Técnico corintiano em duas oportunidades (2003 e 2006), Geninho crê que apenas com um resultado positivo na Baixada será possível beliscar a classificação no Pacaembu.
"Sou o último campeão paulista pelo Corinthians (2003) e conheço bem o que é o Corinthians na casa dele. Temos de levar um resultado que nos dê chances", avisa o comandante.
No discurso oficial, o natural abatimento após o revés no clássico já foi superado. No entanto, a realidade será notada apenas em campo. Na reapresentação do grupo, na segunda-feira, todo o elenco foi reunido pelo comando técnico para enfatizar que a situação no Estadual está sob controle (basta bater o Leão do Vale para ficar com a taça) e agora o momento é de focar em outra competição.
"Ficamos tristes no domingo, na segunda, mas hoje (ontem) já estávamos todos com o pensamento no Corinthians. Vamos jogar em casa e teremos o apoio das torcida", prevê o meia Marcinho, um dos dois titulares do Furacão que já passou pelo rival paulista o outro é o atacante Rafael Moura.
Para "povoar o meio de campo" e diminuir os espaços do time adversário, Geninho colocará Fransérgio como segundo volante. Wallyson será o parceiro do He-Man no ataque e Márcio Azevedo ganha a vaga do contundido Netinho (problema na virilha esquerda) na ala esquerda. Providências para procurar esquecer a inconstância do Atletiba e tentar parar o Fenômeno.
Ao vivo
Atlético x Corinthians, às 21h50, na RPC TV, Band, SporTV, ESPN Brasil e no tempo real aqui na Gazeta do Povo Online.
* * * * * *
Em Curitiba
Atlético
Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Raul, Jairo, Fransérgio, Marcinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Rafael Moura
Técnico: Geninho
Corinthians
Felipe; Alessandro, Chicão, Willian e André Santos; Cristian, Elias, Morais e Douglas; Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Estádio: Arena da Baixada. Horário: 21h50. Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE). Auxs.: Ubirajara Ferraz Jota e Luciano José Coelho Cruz (PE)
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião