A final do torneio olímpico de futebol feminino entre Estados Unidos e Japão irá quebrar o recorde de público na quinta-feira (9), como prova o frenesi da procura de ingressos para o evento que decidirá as medalhistas de ouro no histórico estádio de Wembley.
Um público de pelo menos 83 mil pessoas está garantido. Os torcedores arrebataram 5 mil bilhetes após a vitória dramática por 4 a 3 das atuais campeãs sobre o Canadá na prorrogação e do êxito das japonesas sobre a França por 2 a 1 na semifinal de segunda-feira (6).
O recorde de público do futebol feminino olímpico foi estabelecido em 1996, quando 76.489 assistiram à final entre Estados Unidos e China na Geórgia. A mesma plateia foi registrada oficialmente pela Fifa na disputa do bronze entre Brasil e Noruega algumas horas antes no mesmo estádio.
A Fifa confirmou em seu Twitter (@FIFAmedia) que 5 mil ingressos foram vendidos após as semifinais, o que significa ainda que o jogo de quinta terá o maior comparecimento a uma partida feminina na história da Grã-Bretanha.
O recorde anterior de 70.584 pessoas é do jogo entre Brasil e Grã-Bretanha no início dos Jogos de Londres, o mais alto desde os 53 mil presentes a uma partida em 1920.
Um porta-voz da Fifa disse: "Estamos absolutamente encantados com as plateias no torneio, tanto masculino quanto feminino --especialmente nas partidas femininas. Isso prova o papel vital e robusto que o futebol desempenha nos Jogos Olímpicos-- e sempre desempenhou".
Críticos afirmam há tempos que o futebol não deveria estar na Olimpíada, já que o ouro olímpico é visto como menos valiosa do que a conquista de uma Copa do Mundo. O recorde de público em uma final feminina de Copa do Mundo foi estabelecido em Los Angeles em julho de 1999, quando 90.185 pessoas viram os EUA derrotarem a China.
A final olímpica de quinta-feira, na qual as norte-americanas buscam seu terceiro ouro consecutivo, é uma reprise da final da Copa do Mundo do ano passado, quando o Japão se tornou campeão mundial batendo os EUA nos pênaltis em Frankfurt perante 48.817 torcedores.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião