O site oficial da Fórmula 1 publicou nesta quinta-feira (5) seu tradicional vídeo dos melhores momentos do GP da Alemanha e do vexame da Ferrari em Hockenheim. Além das imagens, a edição oficial mostra outros momentos da conversa pelo rádio da equipe italiana com Felipe Massa e Fernando Alonso, o que pode complicar muito a vida do time vermelho no julgamento no Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no dia 8 de setembro em Paris.
As novas conversas pelo rádio reforçam a suspeitas de que o trecho "está mais rápido que você" era um código pré-combinado pela Ferrari com seus pilotos. Quando Rob Smedley, engenheiro de Massa, disse a frase pausadamente ao brasileiro, no trecho flagrado pela transmissão oficial de TV, a ordem significava que ele abrisse caminho para Alonso vencer a corrida em Hockenheim.
Um dos novos trechos da conversa pelo rádio publicada no site oficial da Fórmula 1 mostra Smedley avisando Massa, bem antes de ele abrir passagem, que Alonso estava mais rápido. O engenheiro pedia ao brasileiro para andar mais rápido na corrida.
"Você precisa melhorar seu ritmo, porque Fernando está mais rápido."
Na disputa com Alonso, logo após os pit stops de ambos, Smedley avisa que o espanhol está muito próximo. Neste momento, no entanto, ainda no início da corrida, ele pede que o brasileiro defenda.
"Ele está muito próximo. Ele (Alonso) vai tentar ultrapassar," você precisará se defender.
Logo após esta defesa de Massa, a transmissão oficial mostra o rádio de Alonso em que ele chama a situação de "ridícula". O espanhol começou a reclamar do ritmo do brasileiro logo após o pit stop. Neste momento, a equipe respondeu que não poderia fazer nada. Então, Alonso deixou Massa abrir uma vantagem próxima aos quatro segundos. Andrea Stella, engenheiro do bicampeão, disse que estava preocupado com o aumento da distância, mas o piloto disse que recuperaria. Em cinco voltas, o espanhol já estava colado na asa traseira do companheiro.
Após o esforço, Alonso reclama novamente com seu engenheiro. A frase reforça as suspeitas de que ele pressionou a Ferrari para que ela mandasse Massa passar.
"Estou muito mais rápido que Felipe."
Stella responde rapidamente ao espanhol, não deixando que ele se alongasse muito em suas reclamações pelo na comunicação pelo rádio do carro.
"Entendi a mensagem. Entendi a mensagem."
Em seguida, Massa receberia três vezes o comando para deixar o espanhol passar. Ele ignorou duas, mas teve de obedecer na terceira, falada pausadamente e de maneira bem clara, como mostrado na transmissão oficial. Enfim, Felipe resolveu tirar o pé e Alonso assumiu a ponta da corrida. Após a manobra, ele ouviu outra mensagem de Smedley, se desculpando pelo "incômodo".
Após dar passagem e ver Alonso vencer a corrida, a comunicação por rádio de Massa após cruzar a linha de chegada não é das mais animadas. Frustrado, o brasileiro dá parabéns ao time.
"O que posso dizer? Parabéns ao time."
Após a corrida, a Ferrari foi considerada culpada por fazer jogo de equipe e recebeu uma multa no valor de de US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil), aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o julgamento na posterior reunião do Conselho Mundial, que está marcada para o dia 8 de setembro, na sede da Place de la Concorde, em Paris.
Polêmica de Hockenheim vira camisa
A polêmica de Hockenheim e o vexame da Ferrari já viraram até piada na internet. A frase de Rob Smedley a Felipe Massa, para deixar Alonso passar foi lembrada em uma camisa: "Fernando está mais rápido que você! Você pode confirmar que entendeu a mensagem?" A reclamação de Alonso foi ironizada em outra peça: "Sou ridículo", com a imagem do "Cavallino Rampante" com um sorriso incomodado. As camisetas estão à venda no site www.formulatoons.com ao preço de R$ 55 (US$ 31,45).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas