A oitava vitória de Sebastian Vettel, da Red Bull, na temporada, obtida no GP da Itália, no último domingo (11), o deixou em condições tão favoráveis que ele poderá conquistar o bicampeonato na Fórmula 1 daqui a duas semanas. Ele chegará na próxima etapa, o GP de Cingapura, no dia 25, o 14.º do calendário, com boas chances de já fazer a festa. E depois ainda restarão cinco provas: Japão, Coreia do Sul, Índia, Abu Dabi e Brasil.
Com oito vitórias, quatro segundos lugares e um quarto em 13 corridas realizadas, Vettel soma impressionantes 284 pontos, depois de ter vencido, no último domingo, o GP da Itália, em Monza. O segundo colocado no Mundial é Fernando Alonso, da Ferrari, com 172 e uma vitória, seguido por Jenson Button, da McLaren, com duas vitórias, e Mark Webber, da Red Bull, sem vitórias, empatados em terceiro lugar, com 167 pontos.
A diferença de pontos de Vettel para Alonso é de 112 pontos (284 a 172). Como depois da prova de Cingapura ainda serão disputados cinco etapas, haverá em jogo 125 pontos (25 pontos do vencedor x 5). Portanto, o alemão precisaria abrir, na prova asiática, pelo menos 125 pontos de diferença em relação ao segundo colocado. São muitas as combinações que levam a isso.
Se Vettel vencer, resultado lógico diante do seu retrospecto no campeonato, chegará a 309 (284 + 25). Nesse caso, o piloto da Red Bull só não seria campeão já em Cingapura se Alonso terminasse em segundo ou terceiro. O quarto lugar do espanhol já garante o bicampeonato a Vettel.
Em relação a Button e Webber, na hipótese de vitória de Vettel, um dos dois tem necessariamente de receber a bandeirada em segundo para manter-se, matematicamente, na luta. O outro já se despede da disputa pelo título.
Lewis Hamilton, da McLaren, quarto na classificação, com duas vitórias e 158 pontos, é o último com possibilidade matemática de ser campeão. Se Vettel for primeiro em Cingapura, Hamilton já estaria fora da disputa, mesmo em segundo. E neste caso a confirmação do bi de Vettel dependeria da colocação de Alonso, Button e Webber.
Mas Vettel pode conquistar o título mesmo sendo segundo em Cingapura. Nessa hipótese, Alonso terá de se classificar no máximo em nono e Button ou Webber, em sétimo. Hamilton não pode vencer neste caso para o alemão ser campeão.
Há ainda até mesmo a possibilidade de Vettel ganhar o campeonato com o terceiro lugar. Assim, Alonso teria de terminar no máximo em nono e Button ou Webber, em sétimo. Hamilton não pode ser primeiro ou segundo nesta situação.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF