O Fortaleza perdeu por 2 a 1 para o Vila Nova na tarde deste sábado (14), em Goiânia, e ficou em situação delicada na tabela de classificação da Série B. O time cearense estacionou nos 37 pontos e precisa vencer as duas partidas que restam, contra São Caetano e Paraná, para sonhar com uma combinação de resultados que o livre da queda para a Série C. O Vila Nova, que tinha chances remotas de cair, se livrou de vez da degola.
No Serra Dourada, o Vila Nova entrou em campo praticamente para cumprir tabela, já que o risco de cair era mínimo. Sem pressão, os donos da casa ignoraram o desespero do Fortaleza, que precisava vencer para melhorar a situação no Z-4 da Série B, e abriu o marcador com um minuto de jogo: Ricardinho arriscou da intermediária e encobriu o goleiro Douglas. O gol aumentou a ansiedade dos visitantes.
Com a necessidade de virar o jogo, o Fortaleza partiu com tudo ao ataque. Sem organização, as jogadas ofensivas acabavam desperdiçadas. Em um raro momento de sorte na tarde deste sábado, aos 13 minutos, o Tricolor comemorou. Rogerinho cruzou para a área, mas um erro resultou no gol de empate depois de a bola enganar e encobrir o goleiro Max.
Sob forte sol, as duas equipes diminuíram um pouco o ritmo e a melhor chance acabou sendo criada pelos donos da casa, já aos 40 minutos, novamente em tentativa de fora da área. Otacílio chutou com força e a bola bateu na trave direita de Douglas.
Na segunda etapa o Vila voltou melhor e criou boa chance aos 6 minutos, novamente com Otacílio, que invadiu a área pela direita e chutou cruzado. Douglas espalmou a bola para escanteio. E a pressão inicial não demorou a dar resultado.
Aos 12 minutos, Otacílio teve mais uma oportunidade e não deu chances para Douglas. Depois de receber na altura da meia-lua da grande área, o atacante ajeitou e soltou uma bomba, no ângulo. Golaço e 2 a 1 para o Vila Nova.
O Fortaleza parecia sem forças para reagir e não soube aproveitar a chance que teve ao ficar com um a mais em campo. Edson Borges, zagueiro do Vila, foi expulso aos 27. Mas os visitantes nem tiveram tempo de comemorar: dois minutos depois, o atacante Ray deu um drible em Rocha, que tentou se recuperar com um carrinho e cometeu pênalti. O zagueiro do Tricolor recebeu o vermelho e os dois times voltaram a ficar com o mesmo número de jogadores.
O cenário ainda poderia piorar para os visitantes. No entanto, Douglas evitou o terceiro gol do Vila Nova ao espalmar para escanteio a cobrança de pênalti do lateral Dida. Mas nem a defesa do goleiro animou o Fortaleza, que nas próximas rodadas precisará de uma postura bem mais agressiva para tentar os 100% de aproveitamento, única opção para poder torcer contra os adversários e sonhar com a permanência na Série B.
No próximo sábado, pela penúltima da Série B 2009, todas as equipes vão entrar em campo às 17h10m. O Vila Nova jogará novamente no Serra Dourada, contra o Paraná, e o Fortaleza iniciará, em casa, diante do São Caetano, sua luta para seguir na Série B.
Deixe sua opinião