A Federação Paranaense de Futebol decidiu multar o Galo Maringá em R$ 100 mil por ferir o regulamento do Campeonato Paranaense 2007 ao anunciar a fusão com a Adap, de Campo Mourão. Em comum acordo as duas diretorias assumiram os jogos pré-determinados para o time da Adap, deixando o lugar do Galo vago.
Segundo nota divulgada pela FPF, a decisão consiste em: "Considerando que a Associação (Galo Maringá) informou no dia 28/11/2006 a sua decisão em não participar da Série Ouro de 2007, optando pela fusão com a Associação Desportiva Atlética do Paraná (Adap), e que esta decisão ocorreu após a publicação da tabela do Campeonato para Série Ouro de 2007 que ocorreu no dia 13/11/2007, fica decidido aplicar multa de R$ 100 mil, valor esse que deverá ser recolhido a tesouraria da Federação no prazo de 15 dias a contar desta data".
A decisão prevê ainda que o clube efetue a transferência de todos os jogadores do Galo Maringá para a Adap no prazo de 15 dias, sob pena dos atletas receberem passe livre. O presidente do Galo Maringá, Marcos Falleiro, afirmou que ainda não foi notificado. "Ainda não recebemos nenhum comunicado sobre a decisão, mas seja qual for, vamos acatar. Desde o arbitral sabíamos do regulamento. Não vamos recorrer".
Animado com a fusão, Falleiro afirmou que tem planos ousados. "Estamos muito felizes porque criamos uma potência no interior do Paraná. Nosso primeiro objetivo é chegar à Série B do Campeonato Brasileiro", afirmou em entrevista à Gazeta do Povo Online.
União BandeirantesSobre a desistÊncia do União Bandeirante, a diretoria da FPF decidiu desfiliar o clube com base em uma denúncia protocolada do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelo Toledo. Segundo o Toledo, em uma assembléia realizada no dia 04 de agosto, a diretoria do União teria decidido paralisar suas atividades, mudar de endereço e ceder seu estádio para outra equipe. Contudo, não havia informado as decisões para a FPF, prejudicando a tabela do Paranaense 2007.
Vagas em aberto
O presidente da FPF, Onaireves Moura, disse que com relação às duas vagas que precisam ser preenchidas na tabela do Paranaense de 2007, a entidade tem até o dia 30 deste mês (amanhã), para alterar a tabela, sem ferir o artigo 9.º do Estatuto do Torcedor.