• Carregando...
Debate na RPC TV vai ao ar nesta sexta-feira, a partir das 23 horas | Gazeta do Povo
Debate na RPC TV vai ao ar nesta sexta-feira, a partir das 23 horas| Foto: Gazeta do Povo

Os candidatos a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC), dedicam a tarde desta sexta-feira (26) para se preparar para o debate da RPC TV, nesta noite, a partir das 23 horas. Esta será a última oportunidade para os dois concorrentes confrontaram suas propostas.

O programa deve durar aproximadamente 55 minutos, terá três blocos e será mediado jornalista Sandro Dalpícolo.

No primeiro bloco, os candidatos fazem perguntas ao adversário, com tema livre.

No segundo, respondem a perguntas sobre os temas sorteados pelo mediador. São aproximadamente 20 temas disponíveis no sorteio, incluindo assuntos gerais ou mais próximos da realidade local, como Copa do Mundo, metrô, saúde, educação, lazer e privatização dos espaços públicos. Os candidatos tiveram acesso a esses temas com antecedência, como aconteceu no debate do primeiro turno.

O último bloco também está reservado a perguntas de tema livre entre os dois candidatos, e para as considerações finais. No total, serão 12 perguntas e quatro temas sugeridos no programa. Cada concorrente poderá comparecer acompanhado de oito assessores, três a mais do que foi permitido no debate do primeiro turno.

Os eleitores de Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá também poderão acompanhar os debates entre os candidatos de suas cidades na noite desta sexta-feira.

Londrina e Maringá

Em Londrina, o último duelo entre Alexandre Kireeff (PSD) e Marcelo Belinati (PP), os dois candidatos que disputam a prefeitura de Londrina neste segundo turno, acontecerá na tela da RPCTV. O debate também está marcado para as 23 horas, depois do último capítulo da novela Gabriela. No rádio e na televisão, a propaganda eleitoral acaba nesta sexta-feira e junto com ela a última tentativa dos candidatos de convencer os indecisos. Outro ponto importante na reta final da campanha é a pesquisa Ibope/RPCTV, que sairá na noite de sábado (27) e será divulgada na edição de domingo (28) – data da eleição - do Jornal de Londrina (JL).

A situação em Maringá ainda está indefinida. Até o final da manhã, Enio Verri (PT) já havia confirmado a presença no debate da RPC TV Maringá. Já Pupin (PP) não havia se pronunciado. O evento ocorrerá a partir das 23 horas desta sexta. Caso um deles não participe do debate, a emissora informou que será realizada uma entrevista de 30 minutos com o concorrente. O debate será mediado pelo jornalista Fernando Parracho e terá duração de aproximadamente uma hora.

Neste segundo turno, a TV Maringá (Band) e a Rede Massa (SBT) cancelaram os debates após a recusa de Pupin em participar. Na segunda-feira (22), logo após o debate realizado pela RIC (Record), o candidato do PP chegou a ser questionado sobre a participação em outros debates. "Temos um conselho político que decide junto ao conselho jurídico. O que eles decidirem, nós faremos", explicou.

Ponta Grossa e Cascavel

Marcelo Rangel (PPS) e Péricles (PT) – candidatos a prefeito de Ponta Grossa - farão o último confronto direto de ideias na RPCTV Ponta Grossa. O debate vai ao ar às 23h desta sexta-feira e não deve durar mais de uma hora, e será dividido em três blocos.

Segundo o chefe de redação da RPCTV Ponta Grossa, Jeferson Souza, a expectativa é de que ambos os candidatos proporcionem um debate propositivo aos eleitores, inclusive com a apresentação de ideias novas. "Sentimos que os programas eleitorais ficaram um pouco mais "apimentados" nesta semana e isso deve se refletir no debate", comenta Souza. O confronto pode ser decisivo, já que, no primeiro turno, os dois candidatos tiveram uma diferença de apenas 1.822 votos.

Cascavel também terá debate da RPC TV Oeste nesta sexta-feira, às 23 horas. O evento pode ser decisivo para os candidatos Edgar Bueno (PDT) e Professor Lemos (PT) que disputam o segundo turno das eleições municipais em Cascavel. Os dois candidatos encurtaram suas agendas para dedicarem boa parte do dia à preparação par ao debate. A previsão é de que o evento terá início às 23 horas e terá aproximadamente 55 minutos de duração.

As coordenações das duas candidaturas falam apenas em debater projetos para a próxima administração. A coligação "Minha vida é Cascavel", de Edgar Bueno, informou que o candidato irá focar nas propostas. Mas, se houver agressões do adversário, responderá com serenidade e fundamentação.

A coligação "A Cascavel que queremos inclui você", do professor José Lemos, também aposta em um debate voltado para propostas e diz que evitará temas que não estejam relacionados ao programa de governo do candidato. Em caso de ataques pessoais, o petista garante que responderá com propostas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]