- Vice de Ratinho Jr. diz que resultado das urnas será diferente das pesquisas
- Gustavo Fruet vota e critica pesquisas
- "Ajudamos em tudo o que pudemos", diz ministro Paulo Bernardo
- Beto Richa destaca resultado no estado e lamenta derrota em Curitiba
- Ratinho Júnior aposta nos indecisos para ganhar em Curitiba
Os dois candidatos que disputam, em segundo turno, a prefeitura de Curitiba votaram durante a manhã neste domingo (28). Gustavo Fruet (PDT) votou primeiro, às 9h45, e destacou a serenidade de sua equipe de campanha. Já Ratinho Junior (PSC) computou seu voto às 10h20, com a expectativa deconquistar os votos dos eleitores indecisos.
Fruet chegou à Unicuritiba, no bairro Rebouça, acompanhado da esposa, a jornalista Márcia Oleskovicz; da candidata a vice, Mirian Gonçalves (PT); e dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações). Na sequência, o pedetista acompanhou a vice e os ministros nos respectivos locais de votação.
Ele voltou a criticar o instituto de pesquisa Ibope. "Não fiquei surpreso com a pesquisa, quem ficou foi o Ibope", alfinetou o candidato.
Em 7 de outubro, logo depois do encerramento da votação, o Ibope apontava, em pesquisa de boca de urna, que o segundo turno seria disputado por Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB) - o que não se confirmou. Fruet foi quem passou para a segunda fase do pleito, com 27,22% dos votos válidos. Naquela oportunidade, O Ibope publicou nota oficial justificando o erro. Segundo o instituto, as pesquisas não conseguiram captar a velocidade de recuperação de Fruet no final da campanha.
Voto de Ratinho Junior
Ratinho Junior se mostrou otimista quanto ao pleito deste domingo (28), e avaliou sua campanha como "muito bonita". Para ele a eleição é uma "faculdade intensiva" onde o candidato tem de estar preparado em vários segmentos e conhecer bem os problemas da cidade.
O candidato do PSC afirmou ainda que o último debate com os candidatos à Prefeitura, realizado pela RPC TV, e a carreata que fez pelos bairros de Curitiba o ajudaram a conquistar os indecisos. "Espero ter conseguido o maior numero possível de eleitores, pois acreditamos que nosso plano de governo é melhor", afirmou o candidato.
O candidato do PSC também comentou sobre a virada do seu adversário Gustavo Fruet (PDT) na reta final desta campanha. Eleito para o 2º turno em 2º lugar, Fruet assumiu a liderança de todas as pesquisas realizadas nesta etapa da eleição.
"É difícil dizer o que aconteceu. Curitiba é uma cidade conservadora. O Fruet tem um histórico positivo por aqui, por conta de seu pai. Nós fizemos nossa parte. Buscamos fazer uma política diferente, sem apadrinhamento político, com novas ideias. Para mim, estar no 2º turno é uma grande vitória. Agora quem decide é a população".
Pesquisa de sábado (27)
De acordo com a sondagem divulgada no sábado (27), ele aparece na liderança pela prefeitura da capital, com 51% das intenções de voto em Curitiba. Ratinho Junior (PSC) tem 38%. No primeiro turno, o instituto apontava que Fruet não avançaria ao segundo turno.
Votação dos candidatos a prefeito no segundo turno
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp