O Atlético lança no domingo (26), às 18h30, no jogo contra o Fluminense, a nova camisa do time para a temporada. Ao mesmo tempo em que o clube faz mistério antes de desvendar o uniforme com ações na internet a empresa responsável é velha conhecida da torcida.
A inglesa Umbro produz todo material esportivo do Furacão desde 1997 e tem com o Furacão a segunda mais longa parceria do tipo no país. Apenas o Fluminense, cujo vínculo com a Adidas já dura 17 anos, tem relação mais antiga no Brasil. São 15 anos de cumplicidade no fardamento, coisa rara no mundo da bola.
Quando o acordo começou, o Atlético não havia conquistado o Brasileiro, nem chegado à decisão da Libertadores, feitos mais importantes da história rubro-negra. A Arena da Baixada, orgulho da torcida, era apenas projeto. Dez gestões diferentes comandaram o clube no período, sempre com a fabricante inglesa ao lado.
O contrato, que no ano passado valeu R$ 1,2 milhão pela concessão de uso da logomarca, além de R$ 526 mil em permuta de uniformes, totalizando R$ 1,7 milhão, termina em 2014.
Para o consultor na área de gestão esportiva Amir Somoggi, uma quantia dentro da realidade do mercado para o clube, mas que poderia ser maior. "Desde que a Umbro perdeu o Santos [2012], o Atlético se tornou sua principal marca. A longevidade é boa, mas pode atrapalhar na hora de negociar valores mais altos. Com a estrutura do clube hoje, acredito que poderia chegar a R$ 4 milhões ou R$ 5 milhões anuais", opina.
O Flamengo, por exemplo, dono da maior torcida do país, recentemente fechou com a Adidas por cerca de R$ 35 milhões ao ano. Tanto Atlético como Umbro foram contatados pela reportagem, mas não quiseram se pronunciar.
O economista Fernando Pinto Ferreira, da Pluri Consultoria, empresa especializada em análise do mercado futebolístico, defende os contratos mais extensos, como o feito pelo Furacão. "São 15 anos de parceria. Nesse período, Atlético esteve bem e esteve mal. O mercado do futebol é muito cíclico e os clubes são a parte mais fraca da cadeia normalmente. Então ter um parceiro estável vale a pena", diz.