A boa fase do goleiro Weverton na meta do Atlético nesta Série A fez com que o atleta estabelecesse um objetivo de curto prazo: conquistar uma oportunidade na Seleção Brasileira.
A comparação dos números do arqueiro rubro-negro com Jefferson, do Botafogo, Marcelo Grohe, do Grêmio e Alisson, do Internacional, trio escolhido pelo técnico Dunga na mais recente convocação, demonstra que a aspiração de Weverton é realista (veja infográfico ao final do texto).
São dois pênaltis defendidos nas cinco últimas partidas, que garantiram a vitória sobre o Avaí, pela 15.ª rodada, e o empate com o Santos, pela 19.ª. Fora isso, é o terceiro goleiro que mais defesas fez no Brasileirão. São 49 em 18 partidas, média de 2,7 por duelo. Apenas o colorado Alisson ostenta média ligeiramente superior, com 2,8 defesas por confronto.
Opinião: Luiz A. Xavier
Weverton merece pelo menos uma chance de mostrar serviço. Mas seria o caso de recomendar que espere sentado?
Leia a matéria completaA qualidade na reposição de jogo é outro item de destaque para Weverton em comparação aos demais concorrentes. Já são 116 lançamentos certos, com aproveitamento de 44,4% das tentativas. Aliada aos números individuais do goleiro, a boa campanha do Furacão no primeiro turno da disputa reforça ainda mais o sonho de vestir a Amarelinha.
“Há mais de um ano que o Weverton vem apresentando esse alto nível de números e estatísticas. É um trabalho de regularidade e aperfeiçoamento. Ele tem um horizonte claro em sua carreira, que é chegar à Seleção. Quem o conhece sabe que ele treina arduamente em busca disso”, explica Roberto Gilvaz, empresário do goleiro.
Pesaria contra o atleticano, entretanto, o fato de trabalhar longe dos centros mais tradicionais do futebol brasileiro, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
“Esses centros certamente atraem mais olhares. Mas pela estrutura que tem o Atlético e pela campanha do time, temos certeza de que o Dunga está observando, sim”, indica Gilvaz. “Ele só quer uma chance. Será o suficiente para poder mostrar o trabalho e se firmar definitivamente entre os principais goleiros do país”, garante.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França
Deixe sua opinião