Grêmio quer reencontrar a vitória em casa
O Grêmio joga hoje para manter a vice-liderança no Brasileiro. Sem perder há três rodadas, o time gaúcho vem de vitória sobre o São Paulo por 1 a 0. O técnico Renato Gaúcho, mais uma vez, não confirmou a equipe titular, mas deve manter a base que triunfou no Morumbi para tentar voltar a vencer em casa. A última vitória ocorreu no dia 7 de setembro, contra a Portuguesa. Em seguida, derrota para o Atlético-MG, empate com Santos, e uma série de jogos longe da Arena do Grêmio.
O primeiro confronto direto do Atlético por um lugar na Libertadores 2014 será hoje, às 19h30, justamente no momento mais turbulento da equipe desde a chegada de Vagner Mancini ao CT do Caju.
Um ponto e duas posições atrás do Grêmio na tabela de classificação, o quarto colocado Furacão (41 pontos) vai a Porto Alegre com apenas a 11.ª melhor campanha do segundo turno do Brasileiro. Além de recuperar os pontos perdidos na derrota em casa para o Vitória, no último domingo, bater os gaúchos significaria um importante fôlego na disputa pela vaga da competição continental.
Assim como no início do campeonato, quando somou seis pontos em seis jogos, os atleticanos também não tiveram a largada ideal no returno. Em cinco rodadas, o time venceu duas vezes, perdeu dois confrontos e empatou outro aproveitamento de 46%. Quatro das cinco derrotas do time em 2013 aconteceram até a quinta rodada de cada turno.
Mesmo com uma diferença de sete pontos para o sexto colocado Vitória o Galo, quinto lugar, já tem a vaga assegurada por ser o atual campeão o técnico Vagner Mancini não quer mais tropeços. Especialmente contra um adversário direto, já que o quarto posto não garante lugar na Libertadores, somente vale participação na fase eliminatória do torneio caso nenhum clube brasileiro vença a Sul-Americana.
"O Atlético tem gordura, afinal de contas está bem situado na tabela e tem diferença boa de pontos para o quinto. Mas isso não quer dizer muita coisa. O Brasileiro tem nove pontos em disputa em uma semana. O mais importante é estar focado no Grêmio e é isso que tem sido feito aqui", afirmou o treinador à RPC TV. Ele conta com o retorno de Léo na lateral direita, mas não tem Marcelo no ataque Dellatorre e Roger disputam a vaga ao lado de Éderson.
O resultado contra do Tricolor gaúcho ganha ainda mais importância diante do calendário do Rubro-Negro. No domingo, às 16 h, há o clássico com o Coritiba, na Vila Capanema. Na quarta-feira seguinte, o adversário é o Corinthians, em Mogi Mirim. No primeiro turno, contanto com empate em casa com os gremistas, o Atlético conquistou somente dois dos nove pontos em disputa nessa sequência.
Então, para Mancini, derrotar o Grêmio hoje pode ser a chave para um fim de semana mais feliz para a torcida atleticana. "O futebol é feito de vitórias. Não adianta falar que não porque é a verdade. Um jogo desses tem a possibilidade de nos manter em cima", fechou o comandante.
Deixe sua opinião