O Atlético tenta frear seu vertiginoso declínio no Brasileiro neste sábado (24), às 17 horas, diante do Fluminense, no Maracanã.
Há nove jogos sem vencer na disputa, o Furacão é a equipe que menos pontuou nas últimas dez rodadas. Neste recorte recente, dos 30 pontos em jogo, o time somou somente seis. Foram uma vitória, três empates e seis derrotas. Anotou sete gols e sofreu 16, acumulando saldo negativo de nove gols e o aproveitamento de 20% dos pontos.
Se considerarmos todo o returno da Série A, a decepcionante trajetória do Atlético supera somente a do Fluminense, justamente o rival desta tarde. Em doze jogos no segundo turno até o momento, os cariocas conquistaram sete pontos. O Furacão, por sua vez, em todo o returno, somou nove. Historicamente, desde 2003, quando o Nacional passou a ser disputado em pontos corridos, este vem sendo o pior returno da história atleticana.
Trajetórias semelhantes que posicionam as equipes lado a lado na classificação do Brasileirão e que ainda não livraram os rivais completamente do risco de rebaixamento. Com 40 pontos, na 12.ª posição, os cariocas aparecem com 1% de risco de queda. Já os paranaenses, com 39 pontos, um posto abaixo na tabela, acumulam risco de 5%.
- Guia do jogo: Fluminense x Atlético
- Veja quatro motivos que explicam a queda do Atlético na tabela
- Atlético deve ter Nikão e Bruno Pereirinha contra o Fluminense
- Petraglia assume faixas contra Fruet na Arena, mas diz que a ideia ‘não foi constranger’ o prefeito
- Número ‘mágico’ para escapar da degola caiu para 46 pontos. Veja como isso afeta a dupla Atletiba
Para quebrar o incômodo jejum, os comandados de Cristóvão Borges esperam aproveitar a confiança obtida na vitória sobre o paraguaio Sportivo Luqueño, na última quarta-feira (21), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
“A cobrança mais forte é entre nós jogadores. Para o jogo contra o Fluminense vamos levar outra atitude. Será diferente, para voltarmos logo às vitórias”, prometeu o meia Marcos Guilherme, em entrevista ao canal SporTV.
O jogador, autor do gol da vitória diante dos paraguaios, garantiu ainda que o objetivo da equipe é se livrar o quanto antes da incômoda possibilidade de descenso. “Não tem mais isso de ganhar dentro de casa ou fora. Temos de ter a mesma postura, fazer de tudo para vencer e sair dessa situação”, complementa o camisa 10.
Vencer fora de casa, aliás, será fundamental para o Furacão voltar a respirar na Série A. Após duelar com o Flu, a equipe encara a 14.ª colocada Chapecoense, que soma apenas um ponto a menos na tabela, na Arena Condá.