A dificuldade encontrada pelo Atlético diante do Vitória ontem, no empate por 2 a 2, em Salvador, não será uma exceção na sequência do Brasileiro. O treinador do Furacão, Miguel Ángel Portugal, prevê sofrimento para a sua jovem equipe média de idade de 22 anos que precisará amadurecer durante a disputa nacional.
"[O empate ontem foi] bom para o ânimo dos jogadores. Sabemos que temos um time jovem, para lutar muito e fazer resultados com sofrimento", avisou o treinador.
Um desses atletas com pouca idade do Furacão é o zagueiro Cleberson, de 21 anos. Ao errar a saída de jogo aos 10 minutos do primeiro tempo e perder a bola que originou o primeiro gol adversário, o jogador dificultou a situação da equipe paranaense, que começou com três volantes e teve de sair para o ataque após o gol de Dinei.
Se Cleberson pode ter errado pela imaturidade, foi graças a outro jovem que o Atlético mudou a partida. Com apenas 18 anos, Mosquito marcou o seu primeiro gol no time profissional, o segundo pelo Atlético.
Já o atleta mais experiente do time, o volante João Paulo, 29 anos, foi o primeiro a ser sacado da equipe, no intervalo.
"Nosso grupo é jovem, mas muitos já têm uma história na equipe principal", argumentou o volante Deivid, 25 anos, destacando a tranquilidade necessária que a equipe precisou ter para conseguir o empate em Salvador. "Para chegar a algum lugar, temos de ter muita dedicação e essa união do grupo", acrescentou ele, em entrevista ao site oficial do clube.
Apesar de ter uma equipe bastante jovem, o Atlético abriu mão de contar com o zagueiro Manoel e sua experiência de mais de 250 jogos pelo clube, mesmo com apenas 24 anos. O jogador foi afastado há duas semanas pela diretoria atleticana, que alegou atos de indisciplina. Já o empresário do atleta, Neco Cirne, afirmou que ele está treinando em separado após não aceitar a renegociação do contrato.
Após sofrer para conseguir vencer o Grêmio na estreia e novamente ter dificuldades no empate com o Vitória, o Atlético agora já mira o Cruzeiro, adversário da terceira rodada, no sábado.
Como o Furacão ainda precisa cumprir mais quatro jogos fora de Curitiba, além de quatro partidas com portões fechados, por causa da briga entre atleticanos e vascaínos em Joinville no ano passado, este jogo contra o atual campeão brasileiro será em Brasília.
Depois do Cruzeiro e até a Copa do Mundo, o Atlético ainda enfrentará o Internacional, em jogo-teste no Beira-Rio para o Mundial no dia 10, além de Chapecoense, Corinthians, Coritiba que deve ser confirmado em Maringá , Criciúma e Figueirense.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast