Freguês histórico do Vasco em jogos no Rio de Janeiro, o Atlético tenta mudar o roteiro na neste domingo (13), às 16 horas, no Maracanã. E se depender do momento crítico do adversário, o cenário é favorável para o Furacão conquistar uma inédita vitória como visitante no confronto.
TABELA: veja a classificação da Série A
Lanterna do Brasileiro, com 16 pontos, o Vasco não vencia há nove jogos até bater a Ponte Preta na última quarta-feira, em Campinas. O resultado, porém, pouco alivia a situação do time carioca no campeonato. São apenas 22% de aproveitamento em 24 rodadas, o que transforma a campanha atual na terceira pior dos pontos corridos.
Somente América-RN, que somou 10 pontos no mesmo período em 2007, e Náutico, que tinha 14 pontos em 2013, têm retrospecto pior do que o dos vascaínos.
INFOGRÁFICO: Compare as campanhas de Atlético e Vasco no Brasileirão
“Só melhorou 1%. Continua a mesma coisa”, admite o técnico Jorginho, que havia perdido quatro vezes na Série A (Goiás, Figueirense, Internacional e Atlético-MG) desde a estreia no dia 20 de agosto. “Fica mais leve o clima [ao vencer]. A concentração continua a mesma. Estamos longe de sair da zona, 11 pontos [antes do início da rodada]. É uma batalha árdua”, completa.
Além da fase ruim do adversário, outro ponto também pode representar uma vantagem – ao menos simbólica – ao Atlético. A partida foi transferida de São Januário para o Maracanã por recomendação do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, já que recentemente o zagueiro Rodrigo foi agredido durante um protesto em frente à sede do clube.
ENQUETE: quem vai vencer o Atletiba?
Quando se enfrentaram no ‘caldeirão’ de São Januário, o Rubro-Negro sofre. São 11 derrotas, além de quatro empates em 15 duelos. Marcou 13 gols, mas sofreu mais do que o dobro: 28.
Jamais houve até então um embate fora da Colina, a casa cruzmaltina, em jogos válidos pelo Nacional ou Copa do Brasil com mando vascaíno.
A maior motivação, porém, está no próprio campeonato. Na quinta colocação, com 38 pontos, o Furacão pode voltar ao G4 caso São Paulo e Flamengo tropecem fora de casa neste domingo. Enquanto os paulistas jogam contra o Grêmio, os cariocas enfrentam a Chapecoense.
CARNEIRO NETO: as ligas e o jogo de xadrez
“Estamos vivos na competição, com os mesmos pontos que o quarto colocado. Isso nos dá um alento”, diz o técnico Milton Mendes, que mesmo assim não despreza o rival, dono da pior campanha como mandante na Série A, com nove pontos ganhos em 36 disputados – desempenho de 25%. “Temos um jogo complicadíssimo”, avalia.
O pensamento é o mesmo entre os jogadores. “Temos de entrar ligados que o Vasco lá dentro é forte. É preciso chegar, tocar a bola e esperar eles abrirem o jogo para nós encaixarmos um contra-ataque e o gol”, imagina o lateral-esquerdo Sidcley.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota