A nove dias da estreia na Libertadores, o espanhol Fran Mérida aparece como a principal aposta do Atlético para a temporada 2014. Sem destaque sob o comando de Ricardo Drubscky e Vagner Mancini no ano passado, o meia formado nas categorias de base do Barcelona deve ganhar a titularidade com o compatriota Miguel Ángel Portugal no comando do clube.
A indicativa vem dos jogos-treinos feitos pelo Furacão em sua preparação para encarar o Sporting Cristal (29/1), em Lima, no Peru. Tanto ontem, na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro em Belo Horizonte, como na semana passada, na vitória por 2 a 0 sobre o Joinville em Curitiba, o ibérico começou jogando.
Na filosofia ofensiva de Portugal, ele se encaixaria com um meia criativo para municiar o trio de atacantes Marcelo, Dellatorre e Éderson. Com liberdade para iniciar as jogadas de ataque, Mérida teria a proteção da dupla de volantes Deivid e João Paulo.
Contratado em fevereiro do ano passado com um dos salários mais altos do elenco, o espanhol teve pouquíssimo espaço com a camisa do Furacão. Entre Brasileiro e Copa do Brasil, entrou em campo em 9 dos 51 jogos realizados pelo time principal 17% do total de partidas. Fez um gol. Mesmo assim, renovou contrato com o Atlético, que espera que com uma sequência como titular ele consiga dar retorno ao investimento.
Ontem, no duelo com a Raposa, Mérida não se destacou. Castigado pela chuva, o campo da Toca da Raposa não ajudou seu estilo o jogo-treino só não foi cancelado por consideração aos paranaenses, disse o técnico cruzeirense Marcelo Oliveira.
Sem Manoel e Marcelo, poupados, o Atlético fez jogo equilibrado contra um misto da Raposa, que teve Fábio, William, Julio Baptista e Marcelo Moreno como titulares. No segundo tempo, com reservas de ambos os times em campo, Élber fez o único gol do teste.
No Furacão, o volante Paulinho Dias foi improvisado na lateral direita, enquanto Natanael, ex-Cuiabá, atuou pela esquerda. Zezinho jogou no meio, ao lado de Mérida, acabou substituído por Elias, ex-Ponte Preta.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas