O Atlético não conseguiu passar da fase de grupos na Libertadores 2014. O time acabou em terceiro lugar no grupo 1, atrás de The Strongest e Vélez Sarsfield. Veja abaixo alguns fatores determinantes para a eliminação rubro-negra.
- Ausência de um meia armadorO Atlético optou por não renovar com Paulo Baier após o fim da temporada passada. Também perdeu Everton, contratado pelo Flamengo, mas não trouxe um meia que correspondesse à expectativa de ser o novo camisa 10 do Furacão. O uruguaio Matias Mirabaje não empolgou o torcedor, assim como o espanhol Fran Mérida, que chegou a ser expulso no banco de reservas no jogo contra o Vélez, na Vila Capanema.
- Dificuldade de adaptação de Miguel Ángel PortugalUm novo país, novos companheiros de trabalho e novos comandados. O técnico Miguel Ángel Portugal teve apenas 20 dias para absorver todas as mudanças antes da estreia atleticana na pré-Libertadores. O que se viu ao longo da competição foi um time que demorou para assimilar o estilo de jogo do treinador espanhol e acabou eliminado na fase de grupos.
- Derrota no aniversário contra o VélezO revés por 3 a 1 diante do Vélez Sarsfield, em Curitiba, complicou o Atlético. A derrota veio exatamente em 26 de março, dia do aniversário de 90 anos do clube. O resultado negativo obrigou o Furacão a decidir a classificação na altitude de La Paz. Diante do The Strongest, o time não resistiu e perdeu.
- Erro na utilização de AdrianoApesar de o Imperador ter sofrido duas lesões neste período, é fato que o jogador poderia ter atuado mais pelo Paranaense para ganhar ritmo de jogo e poder ajudar mais a equipe na Libertadores. O Atlético colocou o atacante para jogar apenas contra o Londrina, na semifinal do Estadual. No torneio continental, ele começou jogando contra o The Strongest, na última rodada. Adriano marcou um gol, mas não evitou a eliminação do time.
- Marcelo em baixaEntre lesões e atuações apagadas, o principal atacante do Atlético nos dois últimos anos fez uma Libertadores ruim. Ficou marcado pelo gol feito perdido contra o Vélez Sarsfield, na Vila Capanema, quando o jogo estava 1 a 1. Em La Paz, deu o passe para o gol de Adriano, mas desapareceu no resto da partida.
Deixe sua opinião