Wendell Lira, vencedor do prêmio de gol mais bonito do mundo em 2015, afirmou, nesta quinta-feira (28), que vai se aposentar do futebol profissional. Aos 27, ele deixa a carreira no esporte para criar um canal no Youtube e disputar campeonatos de vídeo game.
“De uns meses para cá, eu não via mais perspectiva de futuro dentro do esporte. Quando recebi a proposta para criar um canal no Youtube, fiquei animado”, declarou em entrevista coletiva no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
O ex-jogador disse que viu na aposentadoria uma chance de ter mais estabilidade profissional e financeira. “Seria positivo para mim financeiramente e pessoalmente porque sempre fui apaixonado por vídeo game”, afirmou.
No futebol, ele tinha contrato com o Vila Nova, de Goiás, onde estava desde que venceu o prêmio de gol mais bonito. O ex-atacante participou de nove partidas na temporada de 2016 e não marcou em nenhuma.
Lira dizia ter dificuldades financeiras para se manter no esporte profissional. No Tombense, um dos clubes pelo qual passou, recebia R$ 10 mil, o salário mais alto de sua carreira. No Goianésia, onde marcou o gol premiado como mais bonito de 2015, metade desse valor.
Em janeiro de 2016, ele recebeu o prêmio Puskas, entregue pela Fifa ao esportista que fez o gol mais bonito da temporada de futebol profissional. O nome do troféu é uma homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, morto em 2009 aos 79 anos.
Lira venceu após campanha de sites brasileiros para engajar seus seguidores a votar nele. À época, obteve 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Florenzi. Ele recebeu o prêmio na mesma cerimônia de premiação da Bola de Ouro, que elege o melhor jogador do mundo.
Em uma festa após a premiação de gol mais bonito, Lira enfrentou o saudita Abdulaziz Alshehri, campeão mundial da Fifa Interactive World Cup 2015, de vídeo game. No jogo, com o time do Real Madrid, o brasileiro fez 6 a 1 contra o adversário, que escolheu o Barcelona.
No Youtube, o ex-jogador pretende tratar de jogos virtuais no canal WLPSKS, onde também fará entrevistas com atletas do futebol e exibirá de partidas do game Fifa, da EA Sports. Lira declarou que também pretende seguir competindo em torneios profissionais do vídeo game.
Para a decisão, Lira disse que teve apoio da mulher, Ludmyla Miranda, e do empresário, André Castilho. “A minha família sempre me apoiou em tudo o que fiz. Devo muito a eles. Agora poderei passar mais tempo com a minha filha”, disse.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia