O esperado acesso inédito da Chapecoense à elite do futebol nacional foi consumado, neste sábado à tarde, quando empatou com o Bragantino, por 1 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, pela 36.ª rodada da Série B do Brasileirão.
Agora com 66 pontos, a Chapecoense, vice-líder, está matematicamente garantida no Brasileirão de 2014, com duas rodadas de antecedência. O empate caiu bem para o time paulista, que luta contra o rebaixamento, tem 43 pontos e ocupa a 13.ª posição.
O acesso já tinha sido muito comemorado na cidade na terça-feira, após a vitória fora de casa sobre o Paraná, por 1 a 0. Mas era virtual, porque a matemática ainda o impedia de ser efetivo. Mas tudo acabou neste sábado e o time catarinense, de 40 anos de vida, chega ao seu auge.
A Chapecoense subiu ano passado da Série C e agora foi direto para a Série A. Em 2013 foi vice-campeã catarinense, perdendo para o Avaí. Ao todo, foi campeão estadual quatro vezes, a última vez em 2011. A festa verde e branca se estendeu pela cidade e os jogadores embolsaram R$ 1 milhão de prêmio pela conquista.
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo. O Bragantino teve uma boa chance com Cesinha, mas quem abriu o placar foi a Chapecoense, com o artilheiro Bruno Rangel. Após o escanteio, ele subiu bem entre os zagueiros e testou no ângulo: 1 a 0, aos 43 minutos.
No começo do segundo tempo, o Bragantino empatou com Lincom, que desviou de costas e de cabeça e encobriu o goleiro Nivaldo. Depois disso, os dois times se acomodaram em campo. Afinal, o empate era importante para os dois. A partir dos 35 minutos, o time da casa passou a tocar a bola de um lado para outro e o Bragantino só ficou na defesa.
Nas últimas duas rodadas, a Chapecoense só vai cumprir tabela com o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE) e depois faz a festa em casa diante do campeão Palmeiras. O Bragantino vai sair diante do Paysandu, em Belém, e depois vai receber o Figueirense.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Deixe sua opinião