No aquecimento para o Atletiba do próximo domingo (20), os colunistas da Gazeta do Povo Adriano Ribeiro, Carneiro Neto, Edson Militão e Luiz Augusto Xavier dão suas opiniões sobre a semana de Atlético e Coritiba, os confrontos do meio de semana e o clássico do próximo final de semana.
Quem vai vencer o Atletiba?
Adriano Ribeiro
O Coritiba. O momento dos dois é relativamente parecido tecnicamente. Na sequência de resultados, o Coritiba está com desempenho melhor e tem mostrado, principalmente no returno, mais consistência. Pode ser questão histórica mas tem um longo tabu para o Atlético quebrar no Couto e o time vem mostrando que se complica com as equipes da parte de baixo da tabela.
Carneiro Neto
Minha bola de cristal está com a pilha gasta, não dá para prever.
Edson Militão
Vai dar empate. Mais que a rivalidade, mais que a condição técnica, quase sempre que uma equipe vem de resultados negativos e perde clássico, tem crise. Como nenhuma equipe é muito superior à outra, a tendência é empatar.
Luiz Augusto Xavier
Não dá para dizer, Atletiba é um jogo a parte de qualquer campeonato. Independente de quem esteja pior ou melhor, o jogo fala por si só, nunca tem favorito.
ENQUETE: quem vai vencer o Atletiba?
Grêmio ou Flamengo, qual adversário é pior para a semana pré-clássico?
Adriano Ribeiro
O Flamengo é o pior adversário. É o melhor time do returno, com seis vitórias em seis jogos, o jogo é fora de casa. Apesar de ser em Brasília o estádio vai ser todo do Flamengo, e a questão de jogar na quinta, o que vai dar um dia a menos de descanso ao Coxa. O Grêmio é um adversário difícil para o Atlético, mas o Flamengo é mais.
Carneiro Neto
Os dois são adversários difíceis, mas o Atlético tem a vantagem de jogar aqui, não em casa porque vai sair da Arena, mas talvez não tenha tanta diferença assim. Pegar o Flamengo, no Mané Garrincha, em ascensão, é uma tarefa complicada para o Coritiba.
Edson Militão
A situação mais difícil é a do Atlético, porque os gaúchos são mais fortes que o Flamengo fora de casa. A força dos gaúchos fora é impressionante e principalmente, por não ser na Baixada. Flamengo não é um time que morda tanto assim fora do Maracanã, então para o Atlético o jogo é pior.
Luiz Augusto Xavier
O Atlético está com dificuldades de jogar em casa, contra adversários que se fecham, mas o Grêmio, com a derrota deste domingo, vem para tentar tirar ponto do Furacão. Já o Flamengo este em uma fase incrível, não é tudo isso, mas vive um momento muito favorável e deve ser um adversário muito complicado para o Coritiba.
TABELA: veja a classificação da Série A
A vitória no clássico pode impulsionar o Atlético ao G4 ou o Coritiba a sair da ZR?
Adriano Ribeiro
Para o Atlético é mais complicado, a briga pelo G4 envolve muitos times, então o fator motivacional tem menos influência. Já para o Coritiba, até pelo momento, está mais viável sair da ZR. Faria mais diferença para o Coritiba a vitória no clássico nesse sentido.
Carneiro Neto
Muito difícil dizer, o campeonato é muito equilibrado, os times oscilam muito. Não dá para fazer a projeção para frente, a coisa é rodada a rodada, ponto a ponto.
Edson Militão
Com certeza, a vitória no clássico é o maior impulso que se pode ter. Você revigora quando ganha clássico, dá uma dinâmica diferente no aspecto psicológico. É uma energia que se cria e que se torna um diferencial.
Luiz Augusto Xavier
Um clássico sempre pode impulsionar uma equipe. Independente da circunstância, o clássico transforma tudo. Uma vitória no Atletiba significa uma noite de domingo agradável e uma semana tranquila para trabalhar.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Deixe sua opinião