Após vencer o clássico Atletiba do último domingo (20), o Coritiba projeta manter a sequência de bons resultados para descolar de vez do pelotão de baixo. Já o Furacão ficou ainda mais distante de brigar por uma vaga entre os quatro melhores da competição e agora projeta um final de competição tranquilo, com foco na Sul-Americana. Confira a opinião dos colunistas da Gazeta do Povo Adriano Ribeiro, Carneiro Neto, Edson Militão e Luiz Augusto Xavier sobre o futuro da dupla na temporada.
ENQUETE: Qual foi a melhor contratação do ano no futebol paranaense? Walter ou Henrique Almeida?
Com a derrota no clássico, o que o Atlético ainda pode almejar no campeonato? Com o futebol que vem jogando, pode acabar tomando algum susto no final?
Adriano Ribeiro
O objetivo agora é fazer um campeonato seguro até o fim, sem sustos, não se aproximar da ZR e ter uma caminhada segura. O time perdeu o fôlego e precisa priorizar se estabelecer no meio da tabela para focar na Sul-Americana, conforme a diretoria queria.
Carneiro Neto
O Atlético ainda corre risco. Está com futebol abaixo do esperado e não dá sinais de recuperação ampla. Precisa tomar providencias porque os jogadores caíram muito de rendimento. O próprio Walter, parece ter perdido a forma. A defesa está desorganizada, o técnico mexeu muito no meio, o time perdeu padrão, o Hernani está sendo desprezado, o Milton Mendes insiste com Otávio e Deivid no mesmo espaço. E sem o Walter, só restou o Nikão. É preocupante para o técnico e a torcida.
Edson Militão
Acho que não, pela pontuação que já fez. Tem que primeiro garantir os 45 pontos, para estar absolutamente fora de qualquer possibilidade, e que vai ser bem tranquilo, para depois jogar todas as cartas na Sul-Americana. Não vai brigar pelo rebaixamento, não vai ter condição de chegar ao G4, é na Sul-Americana, que ainda está disputando, que tem que apostar as fichas.
Luiz Augusto Xavier
Acho que susto não vai passar. O Atlético perdeu o rumo. Tenho a impressão de que havia uma proposta diferente no começo, quando o Milton Mendes assumiu, mas de repente os adversários descobriram como o Atlético joga e ele não soube criar mais nada. Tentou repetir, tentou trocar jogadores mas faltou imaginação, criatividade, competência, está muito fácil anular o Furacão então ele ficou no meio do caminho. Não acredito que tenha problemas, porque fez uma boa reserva técnica.
O Atlético largou a briga pelo G4?
Adriano Ribeiro
Largou, não dá mais. Ficou bem complicado porque os momentos dos times que ultrapassaram o Furacão são muito melhores, e o time mostrou que uma retomada a performance do primeiro turno está muito longe de acontecer.
Carneiro Neto
Já, agora é evitar se aproximar da ZR. Antes do campeonato eu falei que o time ia ficar entre o 9º e o 10º lugares, é o que tinha cacife para aguentar, então não surpreende. Formou um time que em certos momentos foi competitivo mas tem um elenco fraco. Não tem mais chances de G4.
Edson Militão
Já era, brigar pelo G4 não dá. Assim, o foco tem que ser em uma competição só e, no caso, na Sul-Americana. Apenas manter o foco no Brasileirão até não cair, o que já está próximo.
Luiz Augusto Xavier
Largou, desde a rodada passada, quando perdeu em casa para o Grêmio. Ou antes, quando abriram mão para disputar a Sul-Americana.
Milton Mendes é cobrado por diretores do Atlético no vestiário do Couto
Leia a matéria completaO Coritiba está a 5 pontos do Atlético. Qual rival vai terminar o campeonato na frente?
Adriano Ribeiro
O Coxa tem chance matemática de passar o Atlético mas não é a tendência. O Furacão terá uma reta final de campeonato mais tranquila, com menos pressão. É difícil o Coxa manter um desempenho tão forte até o fim do campeonato. Vai ter altos e baixos, então deve terminar atrás do Furacão.
Carneiro Neto
- Veja os gols da vitória do Coritiba sobre o Atlético no Couto
- Atleticanos reclamam de pênalti em bola na mão de Negueba. Veja o lance
- “Vitória normal porque sempre ganhamos do Atlético”, provoca Rafhael Lucas
- Atletiba no Couto registra maior público do ano no futebol paranaense
- Infográfico: Confira os números do Atletiba
- Protagonista, Negueba quebra jejum de cinco meses no Atletiba
Tudo pode acontecer, diante das circunstancias. O Coritiba está em ascensão e o Atlético está em declínio. Não sei quais providencias vai se tomar no Atlético, que tem até o tal departamento de inteligência do futebol, de repente eles descobrem a formula mágica de evitar uma tragédia, que seria ser ultrapassado pelo rival.
Edson Militão
Tem chances do Coritiba passar o Atlético. O Coxa vai chegar disputando ponto a ponto ou até na frente do Furacão. Pelo embalo, como o time está formado, pode terminar na frente.
Luiz Augusto Xavier
É uma coisa subjetiva. Os dois vão ficar no bloco intermediário, isso já dá para prever, mas não sei quem a frente de quem. O Coritiba que jogou o clássico mostra mais organização que o Atlético das ultimas quatro ou cinco partidas.
A vitória no clássico permite ao coxa sonhar com algo a mais que a fuga do rebaixamento?
Adriano Ribeiro
Não, o Coritiba e a torcida não podem se enganar. O objetivo é claro, é não cair, se manter na primeira. O foco tem que estar aí, não pode desviar para qualquer coisa. O Coritiba vai sofrer até o fim.
Carneiro Neto
Não, o Coritiba tem que se segurar no que conseguir e evitar o rebaixamento, que acho que vai conseguir. Tem muitos concorrentes inferiores, a reação foi muito boa, principalmente em relação ao Wilson e à dupla de meninos da zaga, o que acertou o sistema de defesa. O Coritiba é o contrario do Atlético no momento, o Coxa montou o sistema defensivo e o Atlético desmontou. É um time com deficiências, o meio é fraco, mas no conjunto esta se superando. Vai ser na conta do chá.
Edson Militão
É impossível, pelo que deixou de ganhar no começo do campeonato, pensar em algo a mais. O Ney [Franco] deu padrão, tem um valor extraordinário, deu uma cara ao time, mas é lamentável que só tenha conseguido esse feito neste momento, senão poderia brigar. Pelo conjunto que conseguiu, com o ajuste que o Ney conseguiu dar, poderia até lutar lá em cima, mas agora é tarde.
Luiz Augusto Xavier
Não, está muito longe. Vai sonhar com uma vaga na Sul-Americana, caso não mudem algum critério de classificação para a competição. Coritiba ainda não está estabilizado no bloco do meio então acho que é a principal meta do Coritiba. Ainda depende de bons resultados na sequência para continuar a respirar.
Deixe sua opinião