Walter e Wellington Paulista balançaram a rede no primeiro Atletibaq da nova Arena.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O dia 21 de junho de 2015 ficará marcado na história do futebol paranaense por um “Atletiba de gala”. O primeiro clássico na nova Arena da Baixada, reformada para a Copa do Mundo do ano passado, foi digno do palco onde ocorreu a disputa. Furacão e Coritiba empataram por 2 a 2, pela oitava rodada do Brasileiro, mas o futebol apresentado pelas duas equipes não decepcionou os 26.773 pagantes, recorde após a reforma em jogos do Furacão. Marca que ganhou o charme extra de ser registrada no primeiro Atletiba “indoor” da história. O teto retrátil permaneceu fechado durante todo o jogo.

CARREGANDO :)

Uma boa partida, com as duas equipes buscando sempre o gol com velocidade e sem temer o adversário. Uma surpresa principalmente por causa do Coritiba. Na zona de rebaixamento, com seis derrotas em sete jogos, o Alviverde chegou desacreditado para o clássico, mas conseguiu mostrar uma evolução após uma semana de trabalho do técnico Ney Franco. O resultado, no entanto, manteve o time na ZR, em 18.º lugar, cinco pontos atrás do Figueirense, o primeiro fora do grupo dos quatro últimos.

Publicidade

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

O toque sutil de Wellington Paulista matou Weverton. 

“Quem acompanhou a partida, seja no estádio ou de outras formas, viu uma das melhores partidas do Brasileiro”, opinou Ney Franco após o empate na casa do adversário. “Foi um jogaço com as duas equipes procurando o gol a todo momento”, acrescentou o técnico coxa-branca. Um desempenho que também empolgou a diretoria. “Esse elenco estava com a qualidade adormecida. Foi um outro time”, avaliou o vice-presidente de futebol, Ernesto Pedroso.

Coritiba admite negociação para ter Léo Moura

Tanto Pedroso como Ney Franco lamentaram apenas a ausência da vitória, já que o Coxa não vence desde o dia 16 de maio e por duas vezes ficou na frente do Atletiba. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Wellington Paulista abriu o placar. Já aos 31 minutos da etapa final, quando o jogo já estava 1 a 1, Ruy aproveitou um bom passe de Marcos Aurélio para colocar o Coxa novamente na frente.

Publicidade

Veja imagens da festa das torcidas no Atletiba

MIlton cumprimenta Edigar Junio, autor do último gol do Atletiba. 

Do lado rubro-negro, a reação após estar perdendo em casa duas vezes diante da torcida foi o grande destaque. Algo que só ocorreu após Walter aproveitar uma bola espirrada por Ytalo, ainda no primeiro tempo, e do gol de Edigar Junio, seis minutos depois de Ruy ter marcado para o Coxa.

“Nossos jogadores estão de parabéns, mostraram determinação, entrega, digna de campeões. Não vencemos a partida, mas ganhamos um grupo mais forte e determinado”, valorizou o técnico Milton Mendes.

Confira as estatísticas do Atletiba

Publicidade

O empate ainda manteve a boa fase do Atlético, que segue no G4, agora em terceiro lugar, com 16 pontos, com cinco vitórias em oito jogos. “Sabe-se que o Brasileiro é complicado, não existe time imbatível, mas estamos à procura da perfeição, de excelência”, garantiu o técnico atleticano. Pelo menos o Atletiba já foi excelente.

Chave do jogo

A ocupação do meio de campo e a boa jornada dos laterais alviverdes impediram o Atlético de usar a velocidade. Os dois times alternaram bons momentos na partida, criaram chances mas foram mal nas conclusões. Os gols só saíram em lances de sorte das duas equipes.

Carneiro Neto: Bem disputado, Atletiba valeu a ida à Arena

Luiz Augusto Xavier: Atletiba acima do bem e do mal

Gols

1º tempo
Publicidade

19min: 0x1 – Esquerdinha coloca para Marcos Aurélio na entrada da área, o atacante tenta finalizar, mas fura. A bola acaba sobrando para Wellington Paulista, que ganha de Kadu e dá uma cavadinha por cima de Weverton.

24min: 1x1 – Hernani cruza da direita, Ytalo tenta dominar atrás da zaga, mas erra. A bola sobra para Walter soltar a bomba do meio da área, sem chances para Bruno.

2º tempo
Publicidade

31min: 1x2 – Gustavo perde a bola na intermediária, Marcos Aurélio lança Ruy, que fuzila para o gol.

37min: 2x2 – Cobrança de lateral na área do Coxa, João Paulo cochilou na área, perdeu para Edigar Junio que só mandou para o gol na saída de Bruno.

Craque

Ruy
Publicidade

Ponto de lucidez no meio de campo alviverde, Ruy iniciou a jogada para os dois gols alviverdes. No segundo, recebeu a bola de presente no meio e apareceu na área para marcar.

Craque do Atletiba, Ruy está na seleção da rodada

Bonde

Gustavo

Sem a efetividade demonstrada até aqui no campeonato, se perdeu na marcação durante boa parte do segundo tempo e ainda errou na saída de bola que ocasionou o segundo gol do Coritiba.

Guerreiro

Marcos Aurélio
Publicidade

Ajudou na criação, participou de grande parte das jogadas ofensivas do Coritiba e ainda deu duas assistências na partida.

Suspensos

Atlético

Weverton e Kadu.

Dia difícil para Weverton: vazado pela primeira vez na Arena e suspenso do próximo jogo. 
Coritiba
Publicidade

Ruy, João Paulo, Wellington Paulista e Norberto.

Próximos jogos

Atlético

Ponte Preta (f), São Paulo (c) e Cruzeiro (f).

Coritiba

Cruzeiro (c), Atlético-MG (f) e Joinville (c).

Publicidade
Natanael, do Atlético, tenta fugir da falta de Norberto.
Douglas Coutinho, do Atlético, tenta se livrar da marcação de Henrique, do Coritiba.
Marcos Aurélio, do Coritiba, briga pela bola com Hernani, do Atlético.
Marcos Aurélio, do Coritiba, tenta fugir da marcação de Gustavo, do Atlético.
Wellington Paulista comemora gol do Coritiba no clássico com o Atlético.
Mosaico da torcida do Atlético na Arena: “Pra cima”
Lateral Eduardo cobra lateral para o Atlético no clássico com o Coritiba.
Wellington Paulista, do Coritiba, pressiona Kadu, do Atlético.
Volante João Paulo, do Coritiba, na marcação de Douglas Coutinho, do Atlético.
Wellington Paulista chuta por cima do goleiro do Atlético, Weverton, para marcar para o gol do Coritiba.
Jogadores do Atlético comemoram gol de Walter, do Atlético, contra o Coritiba.
Torcidas do Atlético e do Coritiba no primeiro Atletiba na nova Arena da Baixada.
Ruy comemora o segundo gol do Coritiba no empate com o Atlético.
Eduardo, do Atlético, na marcação de Esquerdinha, do Atlético.
Goleiro Weverton orienta o Atlético no clássico com o Coritiba.
Atacante Walter comemora gol do Atlético diante do Coritiba.
Wellington Paulista é abraçado por Esquerdinha na comemoração do gol do Coritiba diante do Atlético.
Jogadores do Coritiba comemoram o segundo gol sobre o Atlético, de Ruy..
Cáceres, do Coritiba, disputa a bola com Felipe, do Atlético.
O estreante Lúcio Flávio, do Coritiba, abraça Hernani, do Atlético.