Na primeira partida sem Guto Ferreira no comando, a Chapecoense sofreu uma impactante derrota, apenas a segunda no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (26), o Sport não tomou conhecimento da equipe catarinense e aplicou uma goleada por 5 a 1, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela 11.ª rodada.
Rodney Wallace, Rithelly, Diego Souza, Ronaldo e Thiego, contra, fizeram os gols da vitória do time pernambucano, e Ananias descontou para os visitantes. Com o resultado, o Sport foi a 12 pontos e deixou a zona de rebaixamento, passando a ocupar a 16.ª posição. Já a Chapecoense, que atuou sob o comando interino de Emerson Cris enquanto Caio Júnior não assume, estacionou nos 15 pontos, em 11.º lugar.
O jogo
Na primeira etapa, a Chapecoense deu a primeira finalização, com um chute de Rafael Bastos no meio do gol, defendido por Magrão. No entanto, o Sport levou perigo com Diego Souza, aos sete, e abriu o placar aos nove. Improvisado na lateral esquerda, o costarriquenho Rodney Wallace tentou cruzamento próximo da linha de fundo, encobriu o goleiro e acertou um lindo gol sem querer. Mesmo assim, os donos da casa largaram na frente.
Melhor em campo, o Sport não se acomodou com o primeiro gol e foi para cima, mas não conseguiu ampliar no primeiro tempo. Aos 21, Gabriel Xavier bateu de longe e Danilo fez uma boa defesa. Seis minutos mais tarde, Diego Souza avançou com a bola e, na meia-lua, foi desarmado por Marcelo com um carrinho limpo.
A Chapecoense voltou para o segundo tempo com Ananias no lugar de Lucas Gomes e a mudança no ataque surtiu efeito em menos de um minuto. Aos 50 segundos, Marcelo acertou um belo passe para o companheiro que havia acabado de entrar. O atacante avançou e chutou na saída de Magrão, que ainda tocou na bola, mas não evitou o empate.
Apesar do susto, o Sport impôs uma blitz e logo abriu dois gols na frente. Aos oito minutos, em cobrança de escanteio, Rithely subiu mais que a zaga catarinense e marcou o segundo. Três minutos depois, Rodney Wallace cruzou forte, o goleiro Danilo tentou espalmar, mas acertou o zagueiro Thiego e a bola acabou no fundo das redes.
Incansável, o time pernambucano seguiu agredindo e logo saiu o quarto gol, o mais bonito do jogo. Em contra-ataque veloz pela direita, Samuel Xavier cruzou na medida para Diego Souza emendar um belo voleio e sair para vibrar com a torcida. O árbitro não gostou da comemoração e aplicou cartão amarelo para o meia.
Aos 31 minutos foi a vez de uma substituição do Sport se transformar em gol. Ronaldo entrou no lugar de Rodrigo Mancha e, no seu primeiro lance, recebeu pela direita e acertou um forte chute no canto esquerdo de Danilo. Pela vibração junto da torcida, ele também foi advertido com um amarelo.
Pela sequência do Campeonato Brasileiro, o Sport volta a campo às 19h30 da próxima quarta-feira, contra o Vitória, no Barradão. No mesmo dia, mas às 21 horas, a Chapecoense contará com a estreia do técnico Caio Júnior na partida contra o Cruzeiro, na Arena Condá.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes