Um gol do zagueiro Rafael Vaz, aos 46 minutos do segundo tempo, garantiu um ponto ao Vasco na partida contra o Santos, nesta quarta-feira (14), na Vila Belmiro. O Peixe, que havia aberto o placar com o defensor Edu Dracena também na etapa final, fica mais próximo da zona de rebaixamento após o 1 a 1 em casa.
Ainda tentando se recuperar do trauma da humilhante derrota por 8 a 0 para o Barcelona, sofrida no dia 2 de agosto, o Santos somou nesta quarta o quinto jogo consecutivo sem vitória no Brasileirão - são quatro empates e uma derrota. Assim, segue com apenas 15 pontos em 12 partidas disputadas.
Para o Vasco, o empate pela 14.ª rodada foi comemorado como vitória. O time carioca conseguiu evitar a derrota nos acréscimos e chegou aos 19 pontos, mostrando também que pode se virar sem o veterano astro Juninho Pernambucano, que, mesmo aos 38 anos, tem sido decisivo neste retorno a São Januário.
Sem poder contar com Juninho Pernambucano, suspenso, o técnico Dorival Júnior promoveu a estreia do meia colombiano Montoya, de apenas 21 anos, que já estava há cerca de dois meses no Vasco e ainda aguardava a regularização da documentação para poder jogar. O garoto foi titular e teve um bom papel.
No Santos, os desfalques foram o lateral Mena, servindo a seleção chilena, e o volante Arouca, contundido. Mas a principal novidade santista era mesmo o ex-jogador Zinho, que assumiu o cargo de gerente de futebol do clube na última segunda-feira e já efetivou o técnico Claudinei Oliveira.
Jogando em casa, o Santos começou no ataque, tentando pressionar. Assim, ficava rondando a área adversária, mas sem nenhuma grande chance de gol. Aos poucos, porém, o Vasco conseguiu equilibrar a partida e, no final do primeiro tempo, já passou a dominar as ações, levando perigo ao goleiro Aranha.
Aos 24 minutos, por exemplo, Aranha teve trabalho na cobrança de falta de Fillipe Souto. E aos 41, o goleiro santista fez ótima defesa em chute forte de Fagner, pegando também o rebote de André. Mas a melhor chance vascaína veio aos 30, quando o estreante Montoya escapou sozinho e mandou para fora.
Percebendo que o Vasco terminou o primeiro tempo melhor, dominando o jogo, Claudinei Oliveira fez uma mudança no vestiário, colocando o meia Leandrinho no lugar do volante Alan Santos. E quase deu certo aos seis minutos, mas Neilton não alcançou a bola e perdeu boa chance para o time do Santos.
Aos 15 minutos, Claudinei Oliveira tentou nova mudança, colocando Thiago Ribeiro no lugar de Neilton. Mas foi o Vasco quem ameaçou: aos 16, Montoya recebeu belo passe de Eder Luis e, na hora de concluir, foi travado por Edu Dracena. Cansado, o meia colombiano foi substituído na sequência, por Marlone.
Como o domínio voltava a ser vascaíno, Claudinei Oliveira trocou Alison por Renê Júnior. Mas o Vasco teve outra boa chance aos 21 minutos, na cobrança de falta de Rafael Vaz que exigiu uma difícil defesa de Aranha. A resposta santista veio aos 28, também em falta, de Cícero, que Diogo Silva pegou.
O Santos conseguiu marcar o gol aos 31 minutos, quando Montillo cruzou e achou Edu Dracena livre na área. O zagueiro e capitão santista, então, cabeceou para fazer 1 a 0. Mas o Vasco foi buscar o empate já aos 46: a defesa falhou na cobrança de escanteio e Rafael Vaz ficou sozinho para marcar.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 X 1 VASCO
SANTOS - Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos (Leandrinho), Alison (Renê Júnior), Cícero e Montillo; Neilton (Thiago Ribeiro) e Willian José. Técnico: Claudinei Oliveira.
VASCO - Diogo Silva; Fagner, Jomar, Rafael Vaz e Henrique; Abuda Wendel, Fillipe Soutto (Willie) e Montoya (Marlone); Eder Luis e André (Tenório). Técnico: Dorival Júnior.
GOLS - Edu Dracena, aos 31, e Rafael Vaz, aos 46 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Edivaldo Elias da Silva (PR).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Vila Belmiro, em Santos.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana