A troca de notas fiscais por ingressos para os jogos dentro do estado Paraná foi uma das ideias propostas na segunda-feira (23), em uma reunião em que esteve o governador Beto Richa, os presidentes do trio de ferro e o candidato da oposição a presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Ricardo Gomyde. A ideia é gerar mais público e renda para os clubes e dinheiro para os cofres do Estado, com incentivo ao aumento na arrecadação de impostos.
A proposta não é nova e já é implantada em Pernambuco – o exemplo citado para Richa – desde 1998. Durante todo esse período já vigoraram dois programas no estado nordestino, o “Todos com a Nota” e o “Futebol Solidário”, sob o comando de três governadores: Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos. Em todos os anos participaram os três clubes de Recife (Náutico, Santa Cruz e Sport).
No programa “Todos com Nota”, o contribuinte solicita um cartão magnético em que é computado um ponto – o equivalente a um ingresso no campeonato Pernambucano – para cada R$ 100 registrados em documentos fiscais. Se a iniciativa for implantada no Paraná, poderá também aumentar a emissão das “notas fiscais paranaenses”, que já existem desde o ano passado e destinam uma parte dos impostos para o governo estadual.
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Por enquanto, a ideia da implantação no Paraná é embrionária e dependerá de outras reuniões. No primeiro encontro, que durou cerca de uma hora, foi pedido apoio político maior do governo, o que inclui ações institucionais e de segurança nos jogos. Por outro lado, Richa solicitou que o grupo, caso vença as eleições da FPF, tenha muita atenção com os clubes do interior.
“Nós pedimos um apoio maior para as ligas e o futebol amador, que podem ser fornecedoras de atletas paranaenses para o futebol profissional”, afirmou o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar, admitindo a possibilidade desses jogos também serem transmitidos pela TV estatal, assim como foi proposta com a segunda e terceira divisão estadual.
“Para os clubes, colocamos a ideia de uma parceria com a Secretaria da Cultura, em que antes dos jogos e nos intervalos ocorra a promoção de artistas locais. Assim o torcedor terá mais um atrativo para ir ao estádio além das partidas”, disse o dirigente coxa-branca.
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