• Carregando...
O goleiro De Gea se recupera de uma das muitas defesas que fez na partida contra a Ucrânia, enquanto os adversários lamentam a derrota. | Valentyn Ogirenko/Reuters
O goleiro De Gea se recupera de uma das muitas defesas que fez na partida contra a Ucrânia, enquanto os adversários lamentam a derrota.| Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Contando com o apoio maciço da torcida em Kiev, a Ucrânia lutou até o fim, mas não conseguiu vencer o inspirado goleiro David de Gea nesta segunda-feira. Como consequência, foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha, já classificada para a Eurocopa de 2016, e agora terá que esperar pelos jogos do Grupo H para entrar direto na fase de grupos da competição continental. Pelo mesma chave da Espanha, a Eslováquia assegurou a vaga.

A seleção ucraniana terá que aguardar pelos resultados de outra chave porque ainda tem chance de se classificar diretamente, sem precisar da repescagem. É que o regulamento das Eliminatórias dá vaga também ao melhor terceiro colocado dos grupos, além de premiar o primeiro e segundo colocado de cada chave.

No momento, a Ucrânia é o melhor terceiro colocado, com 19 pontos. Contudo, poderá ser superada por Croácia ou Noruega, que duelam pela segunda posição do Grupo H. Os croatas têm 17, enquanto os noruegueses têm 19 pontos. Uma das duas equipes ficará em terceiro na chave, no complemento da rodada final das Eliminatórias, nesta terça.

O jogo

O time ucraniano poderia ter aumentado suas chances de avançar como terceiro melhor da chaves se tivesse ao menos empatado com a Espanha nesta segunda. Mas falhou demais nas finalizações e no último passe. Quando acertou nos chutes, parou nas grandes defesas de De Gea, fator determinante para a vitória espanhola.

Com a classificação garantida, o técnico Vicente Del Bosque mandou a campo uma equipe praticamente toda reserva, sem nenhum jogador do Barcelona entre aqueles que começaram o jogo. Somente no segundo tempo entraram em campo Sergio Busquets e Jordi Alba. Thiago Alcantara e Cesc Fàbregas foram titulares.

Mesmo assim, a Ucrânia foi melhor durante a maior parte do jogo e foi responsável pelas jogadas mais empolgantes da partida. A Espanha definiu o duelo aos 21 minutos do primeiro tempo, com gol do estreante Mario Gaspar. A Ucrânia controlou a partida, dando sustos na defesa espanhola com suas seguidas chances desperdiçadas.

Para obter a classificação, a Ucrânia precisaria vencer a Espanha e torcer por um tropeço da Eslováquia diante de Luxemburgo. Mas os eslovacos derrotaram o rival por 4 a 2, fora da casa, e buscaram o segundo lugar da chave, com 22 pontos. Hamsik anotou dois dos gols eslovacos.

A primeira posição do grupo ficou com a Espanha, com seus 27 pontos. Em outra partida do grupo nesta segunda, Bielo-Rússia e Macedônia empataram sem gols na casa do primeiro. As duas seleções já não tinham chances de classificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]