Sétimo atacante contratado pelo Coritiba em 2015, Henrique Almeida trouxe o alívio que o time precisava no ápice da desconfiança e dos protestos da torcida. Até para mandinga o Coxa apelou: antes do jogo, funcionários espalharam sal grosso na arquibancada do Couto Pereira.
Com dois gols de puro oportunismo, definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, nessa quarta-feira (12), no Couto Pereira, o primeiro resultado positivo dos comandados de Ney Franco em nove rodadas no Brasileiro. O triunfo – concretizado somente aos 37 minutos do segundo tempo – não tira o Coxa da zona de rebaixamento, mas revive a esperança de que é possível escapar da degola.
Confira a classificação da Série A
Instantes antes do gol decisivo, a torcida organizada Império Alviverde entoava gritos de ‘time sem vergonha’ e pedia raça aos jogadores. No intervalo, quando o placar apontava vitória parcial dos paranaenses, o mesmo grupo estendeu uma faixa com a frase “Diretoria amadora, time medíocre”.
Em meio ao fogo cruzado, o elenco respondeu às cobranças. Com uma postura diferente dos últimos jogos, com mais transpiração do que técnica, finalmente voltou vencer. “Esse jogo tem de servir como referência para os próximos. Se jogar nesse nível, temos todas as chances de sair da zona de rebaixamento”, confia Ney Franco.
Saiba como foi Coritiba x Palmeiras
“Os três pontos foram muito importantes... Ainda mais na minha estreia com a camisa do Coxa no Couto. Estou muito feliz. O grupo confiou em mim e se continuarmos assim vamos sair, e bem, da zona de rebaixamento”, acrescentou Henrique Almeida, que abriu o placar aos 17 minutos da etapa inicial, após assistência do lateral Juan.
O Palmeiras do ex-coxa-branca Marcelo Oliveira, que agora acumula três derrotas consecutivas, chegou a ameaçar a reação dos donos da casa com um gol logo no reinício do segundo tempo. O atacante Rafael Marques balançou a rede.
“Infelizmente levamos o gol cedo, o Dudu foi chutar, errou, e a bola sobrou do outro lado. Mas valeu o espírito. Temos de continuar dessa forma. Pensar a cada partida para aos poucos irmos nos recuperando”, avisou o meia Lúcio Flávio, de boa atuação atuando como segundo volante. No próximo sábado, às 18h30, o Coxa tem um confronto direto contra o Vasco, no Rio de Janeiro.
Chave do jogo
O Coritiba teve diversos contra-ataques a sua disposição no final da primeira etapa e não soube aproveitar para matar o jogo. Acabou sofrendo o empate em uma desatenção, no inicio da segunda mas batalhou até o final para chegar à vitória.
Craque
Henrique Almeida
Não deu sossego à defesa palmeirense, mesmo sem ajuda na frente. Marcou os dois gols do Coritiba na partida.
Bonde
Nathan
Improvisado na lateral, o zagueiro esteve perdido na marcação durante todo o jogo e foi o corredor para o Coritiba atacar. Acabou substituído no segundo tempo.
Guerreiro
Lúcio Flávio
Mesmo tendo de atuar de máscara, por ter fraturado o nariz, o experiente meia-cancha foi importante para o Coxa na marcação e com passes precisos.
Gols
1º Tempo
1 x 0 – 17 min.: Contra ataque do Coxa, Juan recebe na esquerda e cruza rasteiro para trás, Henrique Almeida chega batendo para o gol.
2º Tempo
1 x 1 – 1 min.: Dudu cruza da esquerda, a bola passa por toda a defesa e Rafael Marques escora para o gol.
2 x 1 – 37 min.: Esquerdinha coloca na área para Henrique, que domina e bate na saída do goleiro.
Suspensos
Coritiba: Ivan
Palmeiras: Egídio
Próximas partidas
Coritiba: Vasco (fora); Chapecoense (casa)Grêmio (fora)
Palmeiras: Flamengo (casa); Atlético-MG (fora); Joinville (casa)