O Coritiba precisou de dois gols no apagar das luzes para vencer o Maringá por 3 a 1, no Couto Pereira, domingo (27), pela 11.ª rodada do Estadual. Mesmo com o triunfo, o Coxa terminou a primeira fase com 20 pontos e aproveitamento de 60,6%.
Considerando somente as fases iniciais do Regional, o rendimento é o segundo pior do clube dos últimos cinco anos. Situação que não impede uma avaliação positiva do técnico Gilson Kleina.
“Na primeira fase entendo que ficamos acima da média. Oscilamos sim, principalmente em fevereiro, quando perdemos os atacantes e o tempo foi curto para tentar encaixar a equipe de outra maneira”, analisa Kleina.
CONFRONTOS: veja como ficaram os duelos das quartas de final. Tapetão, porém, pode mudar tudo
O treinador se refere à lesão sofrida por Kléber na 5.ª rodada. Sem outra opção com as mesmas características no elenco, Kleina montou a equipe sem um atacante de referência em duas partidas: no empate em casa com o Rio Branco, na 6.ª rodada; e na derrota para o PSTC, fora de casa, na 7.ª rodada.
Já na 8.ª rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o Paraná, o treinador pôde escalar o recém-contratado Ortega, pondo fim ao problema. O técnico, aliás, destaca o triunfo sobre o Tricolor como o início da evolução da equipe, quando, em quatro jogos, venceu três — dentre eles o clássico Atletiba — e perdeu para o J. Malucelli.
Atacante do Maringá pede namorada em casamento após marcar contra o Coritiba
Leia a matéria completa“Começamos a ter uma regularidade. Conseguimos recolocar o Coritiba nos trilhos durante a competição, a equipe evoluiu e vieram as vitórias. Agora no mata-mata vamos fazer de tudo para trazer alguma vantagem para o Couto Pereira para dentro de casa ser letal”, completa Kleina, que a partir do Atletiba voltou a ter Kléber à disposição.
TABELA: Veja como ficou a classificação final da 1ª fase do Paranaense
Nos últimos cinco anos, somente em 2014 o Coritiba terminou a primeira fase com aproveitamento inferior a 2016. Na ocasião, fechou com 54,5%. Entre 2011 e 2013, quando a competição previa turno e returno na fase inicial, em nenhum dos turnos o Alviverde fechou com aproveitamento inferior ao da atual edição.
LANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba x Maringá
Diante da Zebra, o Coxa saiu na frente com Vinícius, aos 3/2º. Os visitantes empataram com Felipe, cinco minutos depois. Aos 44/2º, o atacante Leandro fez o segundo do Coxa e Kléber anotou o terceiro aos 49. O Gladiador é o artilheiro isolado do campeonato, com nove gols.
O próximo confronto do Alviverde, pelas quartas de final, ainda não está definido. Os duelos dependem do resultado de um julgamento do Londrina no STJD, quinta-feira (31), para serem oficializados.
Veja quem foram os destaques de Coritba x Maringá:
Craque
Autor do gol salvador aos 44 do segundo tempo, o atacante que não vinha sendo titular e entrou durante o jogo deu a vitória ao Coritiba. Kléber ainda marcaria mais um aos 49, mas foi o gol de Leandro que fez a torcida coxa respirar aliviada.
Bonde
Falhou na cobertura de algumas jogadas e não evitou os arremates de fora da área do Coritiba, que determinaram a derrota do Maringá.
Guerreiro
O atacante fez o gol de empate do Maringá e aproveitou para pedir a namorada em casamento mostrando a caneleira para as câmeras.
Gols
1 x 0 (2 min) – Após cobrança curta de falta, Vinícius domina, ajeita e chuta rasteiro de fora da área e o goleiro não alcança.
1 x 1 (8 min) – Hiago faz boa jogada pela direita, cruza na saída do goleiro Elisson e a bola chega no atacante Felipe, livre, para marcar de cabeça.
2 x 1 (44 min) – Leandro recebe na entrada da área e chuta, colocando o Coritiba na frente.
3 x 1 (49 min) – Ceará recebe na direita após infiltração na área e cruza para Kléber marcar.
Chave do jogo
Se a equipe alviverde investiu muito em chuveirinhos na área, o que acabou dando a vitória para o Coritiba foram dois arremates de fora da área de Vinícius e Leandro.
Cartões
Amarelos: Jackson e Felipe (Maringá)
Próximo jogo:
Coritiba: Toledo ou Atlético-PR* (fora)
Maringá: não classificou
*Caso o Londrina não perca pontos no STJD
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião