Com vaias e gritos de “vergonha”, o Coritiba acumulou na noite de sábado (30) a terceira derrota em quatro jogos neste Brasileiro. O revés por 2 a 1 para o Avaí ficou marcado por falhas individuais do Coxa, algumas reclamações com a arbitragem e indignação da torcida com o time e, especialmente, com o técnico Marquinhos Santos.
Com o resultado, o Alviverde pode entrar na zona da rebaixamento com os jogos deste domingo e repetir o filme de 2014, quando brigou para não cair. No ano passado entrou na ZR com os mesmos três pontos na mesma rodada após uma derrota para o Sport e lá ficou por 18 jogos seguidos.
TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos da Série A
LANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba x Avaí
FOTOS: Veja imagens da partida no Couto Pereira
O fracasso diante dos catarinenses começou cedo, aos 45 segundos, após uma falha incrível do zagueiro Leandro Almeida. O defensor recuou fraco para Bruno, o goleiro errou o chute e Anderson Lopes ficou com o gol livre para balançar a rede. “Infelicidade minha”, admitiu o zagueiro, eximindo Bruno de culpa.
“Quando ganha, ganha todo mundo. Quando perde, perde todo mundo. Não é porque teve um erro individual que vamos crucificar. Somos um grupo e temos de nos recuperar”, destacou, após a partida, Wellington Paulista.
O jogador foi o responsável pelo único lance de perigo do Coxa no primeiro tempo, quando chutou a bola na trave. O restante foi um desempenho que irritou os fãs, com excesso de passes errados.
Na etapa final, o Coxa voltou com o atacante Paulinho. Foi justamente o ex-atleta do Londrina que empatou (aos 4/2º), aproveitando um cruzamento de Norberto.
A equipe da casa buscou a virada, mas consagrou o ex-zagueiro coxa Emerson, o melhor em campo e saudado pela torcida no fim.
As vaias tomaram conta da torcida do Coritiba e só aumentara a cada substituição efetuada pelo técnico Marquinhos Santos. Quando tirou Ruy e Wellington Paulista saíram para a entrada de Negueba e Giva, a torcida xingou muito o treinador.
O golpe fatal dos catarinenses ocorreu com o atacante Roberto (33/2º), acabando com a paciência dos 9.903 pagantes que enfrentaram o frio e foram ao Couto Pereira. No início da jogada, no entanto, Eduardo Neto tocou com o braço na bola, lance que irritou os coritibanos. Pouco antes, o Coxa reclamou de um pênalti de Jéci em Paulinho.
Ao final da partida, as arquibancadas do Couto Pereira não só vaiaram e gritaram “vergonha” para a equipe alviverde, como aplaudiram o time do Avaí
Após perder para provavelmente três adversários diretos na parte de baixo da tabela (Avaí, Sport e Chapecoense), agora o Coxa terá de se preocupar com duas pedreiras na sequência do campeonato.
Primeiro na quinta-feira, contra o Fluminense, no Rio. Depois, na manhã de domingo, o Internacional, também fora de casa.
Veja quem foram os destaques da partida:
Craque
Emerson
O zagueiro, ex-Coritiba, fez uma ótima partida, afastando as únicas jogadas efetivas criadas pelo Coxa. Firme na defesa, fez a torcida coxa-branca sentir sua falta.
Bonde
Leandro Almeida
O início do jogo do zagueiro do Coritiba foi desastroso ao recuar uma bola para o goleiro Bruno e entregar um gol para Anderson Lopes. Ainda no primeiro tempo, o jogador errou outras jogadas ao não marcar os lances aéreos do Avaí. Ele teve uma semana de especulações e até uma proposta do Palmeiras, rejeitada pelo Coritiba.
Guerreiro
Paulinho
Paulinho entrou no intervalo e em apenas quatro minutos em campo, conseguiu fazer o gol de empate do Coritiba. Na sequência do jogo, deu movimentação ao ataque.
Gols
1º tempo
0 x 1 (45 segundos) – Gol relâmpago de Anderson Lopes após recuo errado de Leandro Almeida para Bruno que nada pode fazer para impedir o lance.
2º tempo
1 x 1 (4 min) – Gol de Paulinho ao aproveitar cruzamento de Norberto e abaixar-se para cabecear.
1 x 2 (33 min) - Eduardo Neto construiu jogada e finalizou mal, mas a bola foi aproveitada por Roberto, que bateu de primeira.
Chave do jogo
O gol relâmpago do Avaí aos 45 segundos de jogo determinou o resultado, que passou o jogo tentando se reencontrar em campo. A defesa do Coritiba foi o grande destaque negativo da partida.
Cartões
Amarelos: Romário, Renan, Emerson,Vagner (Avaí) Leandro Almeida, Paulinho, Hélder, Rosinei (Coritiba)
Vermelhos: não houve
Próximos jogos:
Coritiba: Fluminense (fora), Internacional (fora) e Figuerense (casa).
Avaí: Atlético MG (casa), Goiás (fora), Flamengo (casa).