O Coritiba chegou à quinta derrota seguida e perdeu a chance de sair da zona do rebaixamento diante do São Paulo, neste domingo (25), no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Brasileirão. A derrota por 2 a 1 escancarou a fragilidade do Alviverde, que foi dominado pelos paulistas em um jogo marcado pela violência dentro de campo.
Confira como fica a tabela do Brasileiro
Com o resultado, o Coritiba segue estacionado nos 33 pontos, na 17ª posição, na zona de rebaixamento. Entretanto, o Coxa está somente um ponto de distância do Avaí, o primeiro time fora da área de degola. Uma vitória sábado (21) contra o Figueirense, adversário direto, com dois prontos à frente, deixa o Coxa fora da ZR.
O São Paulo chegou aos 50 pontos, e está na quinta colocação, com a mesma pontuação do Santos, primeiro time dentro do G4.
O começo do jogo já deu sinais de que o confronto seria disputado. O atacante Henrique Almeida fez uma falta violenta no zagueiro Luiz Eduardo, levando cartão amarelo - o centésimo do Coxa no Brasileirão. O lance desencadeou uma troca generalizada de empurrões dos jogadores dos dois times. Nos primeiros vinte minutos, tanto Coritiba quanto o São Paulo tiveram chances de abrir o placar.
Aos 25 do primeiro tempo, o meia Paulo Henrique Ganso tocou para o atacante Alan Kardec fazer o primeiro tento da partida, em chute rasteiro e cruzado da entrada da área. A equipe do técnico Ney Franco sentiu o gol e segurou a pressão do Tricolor Paulista. Mas pouco antes do final da primeira etapa, o volante Cáceres acertou um lindo chute de fora da área, aos 45, para empatar o jogo. Ney Franco havia colocado o paraguaio justamente para ele apoiar o time no ataque.
A segunda etapa foi dominada pelo time paulista. A pressão sobre a defensiva alviverde funcionou. O atacante Alexandre Pato marcou um belo gol de perna esquerda, aos 18 do segundo tempo, e colocou o São Paulo novamente na frente.
Henrique Almeida, nervoso desde o início da partida, ainda foi expulso por uma entrada violenta em Luiz Eduardo. O São Paulo seguiu com o domínio do jogo até o apito final.
Na próxima rodada, o Coritiba joga novamente com o apoio de seu torcedor, desta vez contra um adversário direto na briga pela fuga do rebaixamento. Joga no sábado (30), às 21h, contra o Figueirense, no Couto Pereira. O São Paulo recebe o Sport no Morumbi, também no sábado (30), às 17h.
Craque
Alexandre Pato
Bagunçou a defesa do Coritiba com sua movimentação intensa. Fez o goleiro Wilson trabalhar e no segundo tempo marcou um golaço de perna esquerda.
Bonde
Henrique Almeida
Nervoso desde o começo da partida, foi expulso por uma falta violenta e infantil no meio de campo e prejudicou o time no momento em que o Coxa perdia o jogo por 2 a 1.
Guerreiro
Wilson
Se não fosse o goleiro alviverde, que teve seu nome gritado pelos torcedores no Couto Pereira, o resultado poderia ter sido pior. Fez três grandes defesas nas finalizações de Alexandre Pato e evitou uma goleada no Alto da Glória. Ao fim do jogo, Pato fez questão de trocar a camisa com Wilson por causa disso.
Chave do jogo
O Coritiba foi dominado pelo São Paulo, dentro de casa, e sofreu a sua quinta derrota seguida na competição. O São Paulo foi melhor durante toda a partida e com a vitória mantém viva a esperança de alcançar uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Gols
1º Tempo
0 x 1 - Alan Kardec (25 min). Ganso dominou sozinho na intermediária e achou Alan Kardec livre de marcação, que chutou rasteiro, no canto de Wilson, para abrir o marcador.
1 x 1 - Cáceres (45 min). Lúcio Flávio ajeitou para Cáceres soltar uma bomba de fora da área e acertar o ângulo de Rogério Ceni.
2º Tempo
1 x 2 - Alexandre Pato (18 min). O atacante do São Paulo acertou um chute no ângulo direito do goleiro Wilson e fez um belo gol.
Cartões
Amarelos: Henrique Almeida, Rafael Marques, Cáceres e Ruy (Coritiba). Alan Kardec, Rodrigo Caio e Luiz Eduardo (São Paulo)
Vermelhos: Henrique Almeida, aos 26 2ºT (Coritiba)
Suspensos
Coritiba:
São Paulo:
Próximos Jogos
Coritiba: Figueirense (casa), Corinthians (fora) e Goiás (fora)
São Paulo: Sport (casa), Cruzeiro (fora) e Atlético-MG (casa)