O Coritiba contou com a estreia iluminada do prata da casa Evandro e com a redenção do goleiro Vaná para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder por 2 a 1 para a Ponte Preta no tempo normal, o Coxa garantiu a vaga nos pênaltis (3 a 1), na noite desta quarta-feira (23), no Moisés Lucarelli.
Confira a ficha e o lance a lance de Ponte Preta 2 (1) x (3) 1 Coritiba
O triunfo alviverde teve contornos dramáticos e heróis improváveis. Além disso, representou a confirmação tardia do planejamento proposto pela diretoria no inicio do ano de aposta nos jogadores formados do clube, que foi abandonado com a contratação de atletas mais experientes. O projeto de priorizar a base acabou descartado após a perda do Estadual. Nesta noite, entretanto, foram justamente os garotos que garantiram a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil.
Até os 45 minutos do segundo tempo, a Macaca vencia por 2 a 0 e garantia a classificação. Ambos os gols saíram em apenas dois minutos: aos 5, com Keno, e aos 7, com Cesinha. Mas no fim da partida, já aos 45 minutos, surgiu o jovem atacante Evandro. De apenas 18 anos, o jogador, que estreava entre os profissionais, anotou de cabeça o gol que conduziu o duelo para as penalidades.
Chance para que outra estrela caseira brilhasse em Campinas: a do contestado Vaná, que perdeu espaço primeiro para Bruno e recentemente era a terceira opção, com a contratação de Wilson, que não jogou por ter ficado duas vezes no banco quando jogava no Vitória. Vaná defendeu a cobrança de Elton e ainda viu Juninho e Fernando Bob errarem o alvo. Todos os coxas converteram suas cobranças.
“Mantive os pés no chão e a cabeça boa para trabalhar. Perder um título em casa foi muito ruim pra mim na minha primeira oportunidade como titular. Agora tenho de aproveitar”, desabafou Vaná após o apito final, em referência à perda do Estadual deste ano para o Operário, em que foi apontado como um dos culpados e que culminou com sua ida para o banco de reservas.
Já Evandro, de 18 anos, foi chamado às pressas para integrar a delegação do Coritiba, que contava com muitos desfalques. Artilheiro no título da equipe sub-19 do Coxa na Dallas Cup deste ano, o garoto não escondeu a emoção ao comentar sua primeira aparição no time de cima.
“Fui pego de surpresa, estava treinando com o sub-19 quando me chamaram às pressas. E acabou acontecendo essa estreia com muita estrela. É muita emoção”, disse o garoto. “Eles ficaram tocando a bola com soberba, mas nós não desistimos e fomos recompensados”, complementa o estreante.
Gols
PONTE PRETA: 1x0 - Keno recebeu passe de longa distância. Correndo livre pela lateral direita, driblou Luccas Claro e encobriu o goleiro Vaná.
PONTE PRETA: 2x0 - Na direita, Keno cruzou a bola para a área e Cesinha empurrou para o fundo da rede.
cORITIBA:2x1 - Depois de receber um cruzamento pela esquerda, Evandro deu uma cabeçada certeira no meio do gol para levar a partida aos pênaltis.
Pênaltis
PONTE PRETA:: Josimar
CORITIBA:: Ivan, Rafhael Lucas, Thiago Galhardo
Craque
O atacante formado na base do Coritiba foi decisivo para o jogo e marcou, aos 45 minutos, o gol que levou à classificação alviverde.
Bonde
O atacante do Coritiba não apareceu no jogo e, nas poucas chances que teve, perdeu a bola sem completar as jogadas.
Guerreiro
Autor do segundo gol da Ponte Preta, o atacante marcou presença nas jogadas mais importantes do time da casa.
Chave do jogo
Os dois times aceleraram o ritmo de jogo desde o início, o que resultou na falta de capricho na finalização das jogadas no primeiro tempo. Mesmo assim, as melhores chances dos dois lados vieram contra-ataques, e os dois gols da Ponte Preta também foram originados em bolas rápidas.
Cartões
PONTE PRETA: Biro Biro, Keno, Josimar
CORITIBA: Alan Santos, Henrique, Leandro Silva, Norberto, Rodolfo
Vermelhos:
PONTE PRETA: Keno
Próximos jogos
PONTE PRETA: Internacional (C), Figueirense (F), Flamengo (C)
CORITIBA: Corinthians (C), Goiás (C), Santos (F)
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião