O Coritiba provou mais uma vez que o Couto Pereira é um aliado importante na fuga do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Atuando diante de seu torcedor, ontem à noite, o Coxa bateu o Fluminense por 1 a 0, gol do atacante Joel, aos 45 minutos da etapa inicial.
TABELA: Veja como está a classificação da Série A do BrasileiroLANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba 1x0 Fluminense
Com o resultado, o Alviverde foi a 37 pontos e alcançou a 14ª posição na competição. Para se manter fora da zona da degola, tem de torcer hoje para o Vitória não superar o São Paulo, em Salvador, e Figueirense e Chapecoense ter um vencedor, em Florianópolis.
O triunfo diante do Tricolor carioca foi o sexto em Curitiba sob o comando do técnico Marquinhos Santos, em nove partidas. Nos outros três jogos com o substituto de Celso Roth, foram dois empates e somente uma derrota. Aproveitamento de 74% dos pontos.
"Na fase que nós estamos, o importante é vencer. Mesmo que por 1 a 0 e com sofrimento. Mais uma vez conseguimos mostrar que no Couto Pereira somos muito fortes e podemos conseguir a recuperação. Mas temos que ter paciência e tranquilidade", declarou o goleiro Vanderlei.
Das cinco rodadas restantes, o Alviverde joga duas em casa. Caso conquiste os seis pontos com Palmeiras e Bahia, chega a 43. Necessitará ainda de mais uma vitória ou dois empates contra Flamengo, Vitória e Atlético-MG. A marca para permanecer na elite segundo o matemático Tristão Garcia, especializado em projeções deste tipo é 45 pontos.
O gol isolado foi anotado no finalzinho do primeiro tempo. Norberto puxou o contra-ataque e rolou para Joel. O camaronês teve apenas de tirar do goleiro Diego Cavalieri. Foi o quinto gol do atacante, vice-artilheiro do Alviverde, um atrás do Alex.
Na volta do intervalo, o Fluminense partiu com tudo para buscar a igualdade. Entretanto, criou poucas oportunidades. Quem teve grande chance foi o coxa-branca Norberto. O lateral-direito fez boa jogada e ficou sozinho com Cavalieri, mas mandou por cima, já aos 30 minutos.
"Eu tentei tirar a bola dele [Cavalieri], mas infelizmente subiu muito. Mas nós conseguimos a vitória, que era o que nos interessava. E nós sabíamos que o Fluminense seria um adversário muito complicado", explicou Norberto.
O zagueiro Luccas Claro também valorizou o oponente. "Não é por acaso que o Fluminense está brigando na parte de cima da tabela. Uma vitória não seria nada fácil, como realmente não foi", apontou o defensor.
Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Flamengo, domingo, às 17 horas, no Maracanã. A expectativa é pelo retorno do meia Alex, principal peça do conjunto alviverde. O camisa 10 ficou de fora do compromisso de ontem por causa de dores na coxa.