O clima de decisão vai dominar o ambiente do Coritiba nesta semana, importante por marcar a estreia da equipe na Copa do Brasil e também pelo confronto decisivo do segundo turno do Campeonato Paranaense, no domingo, no clássico contra o Atlético.
Em meios às contas para estudar a matemática de recuperação da liderança no Estadual, o Alviverde tem outro problema para contornar: a longa e desgastante viagem, de mais de 3 mil quilômetros, até a Paraíba, onde enfrenta o Sousa na quinta-feira, pelo torneio nacional.
O cansaço do time é um problema para o técnico Marquinhos Santos, que admitiu a possibilidade de poupar alguns atletas para os confrontos diretos e decisivos pelo regional depois do Atlético o Coxa tem pela frente o Londrina, na última rodada do returno.
"É uma viagem complicada, início da Copa do Brasil. Temos um planejamento, vamos avaliar os jogadores na reapresentação [hoje]. Não podemos esquecer que há a possibilidade da realização dos dois jogos [no torneio nacional]. Claro que eliminar o segundo jogo [com vitória de dois ou mais gols fora de casa] dá uma tranquilidade, mas vamos com calma porque teremos duas semanas com jogos muito importantes", disse o treinador alviverde.
Marquinhos, que vem lançando gradativamente alguns atletas mais jovens, vindos da base, como Zé Rafael, Luizinho e Anderson Costa, que participaram da goleada por 6 a 0 sobre o Rio Branco, no último sábado, reconheceu que o elenco poderá ser ainda mais "rodado" com essa sequência de jogos decisivos. "Esse comportamento da base é importante até pelo calendário que temos daqui para frente", avaliou.
Entre os atletas, a preocupação com o desgaste também é ressaltada. "Esta é uma semana pesada, agora mudamos um pouco de foco e temos que nos concentrar para um grande jogo [na Copa do Brasil]", destacou Alex, artilheiro coritibano na temporada com 12 gols.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais