Na reedição de duelo da primeira edição do Campeonato Paranaense, que completa 100 anos em 2014, o time titular do Coritiba estreou na competição com vitória por 2 a 0 sobre o Rio Branco nesta sexta-feira (14), no Couto Pereira - após uma equipe alternativa disputar as cinco primeiras rodadas. Alex e Geraldo, autor dos dois gols, decidiram a partida no segundo tempo.
Sem poder contar com o volante Junior Urso, em negociação com o futebol chinês, o técnico Dado Cavalcanti, também estreante, apostou em Willian Farias como primeiro volante e ainda promoveu a estreia do atacante Roni no time principal. Mas foi Geraldo - que entrou no segundo tempo justamente no lugar de Roni - que marcou os dois gols da vitória, ambos após boas jogadas de Alex.
O jogo também foi marcado por homenagens: As duas equipes entraram em campo com camisas alusivas à primeira edição do Paranaense, em 1915, e o Coritiba estreou sua nova camisa amarela, em homenagem à seleção brasileira. O Coxa também comemorou a partida número 999 na carreira de Alex, que jogou vestindo uma camisa com o número.
Com o resultado, o time de Dado Cavalcanti sobe, provisoriamente, do décimo para o quarto lugar na tabela, com oito pontos. O Rio Branco permanece na vice liderança do Estadual, com 10. O próximo compromisso do time de Dado Cavalcanti será contra o J. Malucelli, novamente no Couto Pereira, na próxima quarta-feira (19).
O jogo
O primeiro tempo começou com o Rio Branco, mais entrosado, se lançando ao ataque e levando perigo ao gol de Vanderlei. Principalmente com a dupla de atacantes Salatiel e Jonatha Fumaça. O Coritiba tinha muita dificuldade para penetrar na área adversária, devido à boa marcação adversária, e procurou os passes longos e cruzamentos para assustar o goleiro Thiago Rodrigues.
Com o passar dos minutos a partida ficou equilibrada, com as duas equipes trabalhando bem a bola no meio de campo, mas dificuldades de finalizar. Apenas aos 36 minutos o time de Dado Cavalcanti conseguiu chegar efetivamente ao gol, quando o estreante Roni chutou forte, o goleiro espalmou e no rebote Deivid chutou em cima de Thiago Rodrigues. Mesmo com mais volume de jogo, o Coxa não conseguiu passar pela marcação do time do litoral e foi para o vestiário pensando em mudança de estratégia para chegar à vitória.
Lesionado, Roni não voltou para o segundo tempo e Geraldo passou a forma a dupla de ataque com Deivid. Mesmo empurrando o adversário para o campo de defesa, o Coritiba ainda não conseguia finalizar muito. O Rio Branco apostou nos contra-ataques, principalmente pela direita com o lateral Lisa, procurando Fumaça na área.
Até que aos 21 minutos Alex encontrou Deivid na área com belo passe. O centroavante cruzou e Geraldo apareceu livre para completar e abrir o placar.
Com o gol sofrido, o time do técnico Netinho se abalou e se limitou a evitar novos ataques do Coritiba. As poucas chances criadas pelo time do litoral foram em cruzamentos buscando o atacante Matheus, que entrou no segundo tempo.
Aos 41 minutos, Alex fez outro ótimo passe, Geraldo recebeu em velocidade, avançou e chutou cruzado sem chances para o goleiro. No apito final, o time titular saiu aplaudido pela torcida que aguardava ansiosamente a estreia dos principais jogadores.
Coritiba x Rio Branco
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas