Defesas de Vanderlei deixam o Coritiba com a quarta melhor defesa do Campeonato Brasileiro| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Criticado esta semana por ter falhado no gol na derrota do Coritiba para o Vitória na última quarta-feira (21) pela Sul-Americana, o goleiro Vanderlei, tem a seu favor o fato de que é o goleiro mais acionado do Brasileirão. Em 15 rodadas - o Coxa enfrenta neste sábado, às 21 horas, o Criciúma, em Santa Catarina -, precisou fazer 63 defesas para evitar gols adversários. Os números são do site de estatísticas Footstats.

CARREGANDO :)

Segundo as estatísticas, o arqueiro coxa-branca fez uma intervenção a mais que Wilson (62 defesas), do Vitória. Na sequência entre os cinco mais exigidos, aparecem Felipe do Flamengo (49), Dida do Grêmio (49) e Fábio do Cruzeiro (48).

Até pelas intervenções de Vanderlei que o Alviverde detém a quarta melhor defesa do campeonato, com 15 gols sofridos. Só perde para Corinthians (6), Santos (12) e Cruzeiro (14). São esses números que o técnico Marquinhos Santos usa para referendar as atuações do camisa 1.

Publicidade

"Temos que tirar o peso dele. Ele já fez grandes defesas, que nos deu vitórias e nos tirou de derrotas. Quando perdemos, todos perdemos. Todos têm parcela de culpa quando perdemos", afirmou o treinador.

A falha contra o Vitória não foi a primeira do ano. Na final do Paranaense permitiu um gol para o Atlético, que quase custou o título. Pelo Brasileirão, contra o Atlético-MG e Flamengo voltou a errar.

Na noite deste sábado (24), Vanderlei poderá contar com o retorno de praticamente toda a defesa titular, o que deve garantir mais segurança. Os laterais Victor Ferraz e Diogo, e o zagueiro Leandro Almeida, voltam depois de serem poupados no último jogo. Com Chico machucado, Escudero segue na zaga.